Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos da UFPA estão entre finalistas em evento internacional da ONU

Alunos da UFPA estão entre finalistas em evento internacional da ONU

• Publicado: Quarta, 14 de Fevereiro de 2018, 11h25

equipe desafio

Os alunos Maria Eduarda Braga, Melquisedec Negrão, Leonardo Oliveira, Renan Brandão (UFPA) e Wallace Santos (FACI) estão entre os finalistas do Desafio de Inovação sobre Plástico Marinho 2017, promovido pela ONU Meio Ambiente, em parceria com a Think Beyond Plastic, com o Projeto Oceanic Forest. A iniciativa concorrerá na última etapa da competição, que será realizada em março de 2018, durante a 6ª Conferência Internacional sobre Lixo Marinho, em San Diego, nos Estados Unidos.

O Projeto Oceanic Forest trata-se de uma iniciativa de inovação na produção de madeira ecológica, com base no recolhimento de resíduos, como garrafas PET, pneus, e também de resíduos naturais, como caroços de açaí e cascas de coco dos rios e mares, e posteriormente serão reaproveitados para a produção da madeira ecológica. O objetivo principal do projeto é conseguir diminuir os níveis de desmatamento e a poluição dos rios e mares no Brasil.

De acordo com a estudante de Economia Maria Eduarda Braga, uma das responsáveis pelo projeto, a iniciativa é importante para a transformação e conscientização dos negócios. “Ideias que ajudam a colaborar com a redução dos danos ao meio ambiente são inovadoras, e isso nos mostra a importância de negócios preocupados com a questão ambiental”, afirma. O professor José Nazareno dos Santos, diretor da Faculdade de Economia, ressalta a importância de projetos como o Oceanic Forest, que visam à conscientização do uso dos recursos naturais. “A quantidade de lixo hoje depositada no fundo dos mares é gigantesca, e projetos que visam reduzir esse depósito devem ser recebidos com entusiasmo e colaboração”, aponta o professor.

O grupo de alunos já havia anteriormente ganho o “Desafio Inove+”, promovido pela Agência de Inovação Tecnológica da UFPA, na categoria “Negócio de impacto”, com a startup MadTech. A estudante Maria Eduarda Braga fala sobre a importância de agora poder representar o Estado em um evento internacional, “Ter ganho o ‘Inove+’ e agora ter a oportunidade de ser finalista em um evento internacional é ser exemplo para o nosso Estado e dizer que podemos desenvolver coisas aqui e podemos ser referência para o mundo”, conclui a aluna. O professor José Nazareno também auxilia os alunos na busca por ajuda financeira para a ida aos Estados Unidos, por meio de patrocínio e/ou contribuições para o custeio da viagem.

Desafio de Inovação Sobre Plástico Marinho - A iniciativa busca reconhecer projetos de engenharia, design, monitoramento marinho e comunicação que apresentem soluções para o problema do lixo nos oceanos. Desde 2012, a ONU Meio Ambiente promove pesquisas voltadas para a inovação e produção e comercialização de plásticos, com foco em materiais recicláveis, design, produtos de consumo e negócios, a fim de gerar uma nova economia sustentável.

Texto: Matheus Luz – Assessoria de Comunicação da UFPA