Página inicial > Ultimas Notícias > Programas de Residências Médica e Multiprofissional realizam aula inaugural

Programas de Residências Médica e Multiprofissional realizam aula inaugural

• Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2018, 14h29

Residência

Será realizada no próximo dia 06 de março, a aula inaugural dos programas de Residência Médica e da Residência Multiprofissional da Universidade Federal do Pará (UFPA). A programação visa apresentar os cursos aos residentes e orientá-los a respeito de objetivos da especialização, metodologia, formas de avaliação, cenários do treinamento em serviço, e o regimento interno das comissões e dos programas de residências.

De acordo com a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU), professora Dirce Pinheiro, a importância do evento de acolhimento aos novos residentes do programa é fortalecer as relações entre alunos, professores e as equipes dos programas. “O evento também é importante para incentivar a integração ensino-serviço, o trabalho de equipe em saúde, a gestão participativa a partir dos encontros dos profissionais envolvidos no êxito dos programas de residência”, completa.

Programação - A programação é composta pela Aula Inaugural, realizada no dia 06, às 9h, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ). A aula será proferida pelo pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Rômulo Angélica. A programação também é composta pelo Acolhimento Residente – Turma 2018, de 1º até 07 de março, onde cada coordenação do programa realiza acolhimento dos residentes.

Ainda como parte da programação, será promovido um curso de segurança do paciente, de iniciativa do setor de vigilância em saúde e segurança do paciente do Hospital Universitário João Barros Barreto.     Segundo a professora Dirce Pinheiro, o objetivo é capacitar profissionais de saúde para adoção de uma assistência segura e de qualidade livre de danos ao paciente buscando a construção da cultura da segurança. No curso, a temática será voltada para o Controle de Infecção Hospitalar e Segurança do paciente, com a apresentação dos principais conceitos utilizados na prática hospitalar, explica.

Residências Médica e Multiprofissional - A UFPA oferece 15 (quinze) especializações nos cursos de residência médica e 9 (nove) programas de especializações de residência multiprofissional.  A coordenadora da COREMU, professoa Dirce Pinheiro, esclarece a importância dos programas. “As residências médica e multiprofissional são importantes para o aprimoramento da qualificação profissional em saúde. Ao mesmo tempo, favorece a inserção de um profissional com visão política, humanista, holística e reflexiva nos serviços de saúde”, conclui.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Reprodução Google