Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisadores do Centro de Estudos de Biodiversidade aprovam projeto em edital de cooperação internacional

• Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2018, 15h24
  • Acessos: 718

capes siu

O projeto "Monitoramento da Biodiversidade com Metabarcoding" foi um dos seis projetos aprovados no edital de cooperação internacional com a  Noruega (CAPES-SIU, 2017). O projeto é  coordenado pelo professor Jonathan Stuart Ready, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca e do Centro de Estudos Avançados de Biodiversidade do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, em colaboração com o doutor Hugo de Boer, do Museu de Historia Natural da Universidade de Oslo-Noruega, e em parceria com doutor Guilherme Oliveira, do Instituto Tecnológico Vale, de Belém.

O projeto, único do norte e nordeste do país que foi aprovado, dá continuidade às colaborações do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega BRC e visa o treinamento de uma nova geração de profissionais em técnicas laboratoriais e análises de bioinformática capazes de trabalhar com a técnica de metabarcoding.

Esta técnica deve revolucionar a capacidade de levantamento e monitoramento de biodiversidade, padronizando a identificação de organismos por meios que não impactam as populações naturais dos mesmos. As amostras do ambiente (água, solo, sedimentos) ou de material digerido (fezes entre outros resquícios biológicos) contêm traços de DNA dos organismos presentes naquele ambiente ou na dieta do organismo alvo. Usando novas tecnologias para amplificar e sequenciar este DNA, torna-se possível a identificação dos organismos presentes e as conexões entre eles na teia alimentar.

Pesquisa - A pesquisa atual do professor Ready e seus colegas foca no aprimoramento destas técnicas para garantir que funcionem bem no contexto amazônico, onde a variação ambiental em termos de temperatura, exposição ao sol (especialmente luz ultravioleta), e características da água e solo podem resultar em diferentes taxas de degradação de DNA. Para chegar neste ponto, foi preciso anteriormente desenvolver um banco de dados de referencia de sequências barco. Isso já foi desenvolvido pelo grupo em uma série de projetos que foca no DNA barcoding de organismos aquáticos de diversos áreas da Amazônia.

Os profissionais formados durante o projeto serão capacitadas para atender a demanda para acelerar o conhecimento sobre a distribuição da biodiversidade e ainda usar esta técnica para detectar mudanças nas padrões de biodiversidade que eventualmente resultam de mudanças climáticas e da atividade humana.

Texto: Jonathan Ready – Professor Associado, Centro de Estudos Avançados da Biodiversidade, Instituto de Ciências Biológicas