Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Complexo Hospitalar inaugura o novo ambulatório de Fibrose Cística do Hospital Barros Barreto
Início do conteúdo da página

Complexo Hospitalar inaugura o novo ambulatório de Fibrose Cística do Hospital Barros Barreto

  • Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2018, 14h17
  • Acessos: 1957

Novas salas fibrose cística

O Ambulatório de Fibrose Cística, vinculado ao Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza, nesta sexta-feira, 2, às 14h, a inauguração do seu espaço multidisciplinar. A programação segue no sábado, 3, com o Simpósio sobre Fibrose Cística para Profissionais de Saúde no auditório da Unidade de Alta Complexidade do HUJBB, das 9hs às 11h30. No momento, em todo o Pará são registrados 200 pacientes com fibrose cística, tendo o Barros Barreto como único hospital de referência para o tratamento, entre público e privado.

A coordenadora do Programa de Fibrose Cística, Valéria Martins, informa que a equipe está motivada para promover o atendimento, por contar com a duplicação do espaço, correspondente hoje a oito consultórios, mais o Hospital Dia, sala de fisioterapia e de coleta do suor.  Ela computa ainda a sala de recepção, considerando que a estrutura anterior não oferecia essa comodidade. “Antes, não tinha sala para todos os membros da equipe, a gente revezava entre os profissionais. Hoje, oferecemos atendimento de acordo com as exigências do Ministério da Saúde (MS)”, informa.

Entrada do ambulatório de Fibrose CísticaEm relação aos equipamentos, como mobília, ela comenta que contou com o apoio do professor Emmanuel Tourinho, à época pró-reitor de Pesquisa e atualmente reitor da UFPA. “A gente fez um projeto para ele, que gentilmente nos ajudou a equipar os ambulatórios com o mobiliário de escritório, e os demais, reaproveitamos os que já faziam parte da estrutura anterior”, esclarece.

Doação - Outra doação, por comodato, foi o do aparelho cloridrômetros, utilizado para o teste do suor, doado pelo Grupo Brasileiro de Fibrose Cística, o qual recebeu da Associação Americana de Fibrose Cística. A ideia das organizações é padronizar os resultados desse exame no mundo, para reduzir erro no diagnóstico e agilizá-lo. Enquanto o antigo equipamento usado no hospital diagnosticava em até sete dias, o novo permite oferecer o resultado ao paciente uma hora após a sua execução.

Entre os convidados, o superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, Paulo Roberto Amorim; o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; representante da Sespa; representante da Sesma; o presidente do Grupo Brasileiro de Fibrose Cística, Norberto Ludwig Nesto; o médico que doou o primeiro cloridrômetro para Belém, Francisco Caldeira Reis; médico especialista de Minas Gerais, Alberto Vergara; e o de São Paulo, Antônio Fernando Ribeiro. Os três últimos serão os ministrantes no simpósio. Veja programação completa aqui.

equipe da fibroseDa equipe multidisciplinar, fazem parte: na chefia do ambulatório, Valéria Martins; na chefia da Farmácia do hospital, Júlia Reis; na nutricionista Lauren Rodrigues; pediatra, Ana de Fátima Barbosa; biomédica do laboratório do Barros, Roseane Figueiredo; psicóloga, Maria Augusta Durães Trindade; pneumologista, Sônia Valente; fisioterapeuta, Edilene Falcão; assistente social, Renata Alencar; e a enfermeira Marcilene Maria Viana.

Sobre a Ebserh - Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação EBSERH

registrado em:
Fim do conteúdo da página