Página inicial > Ultimas Notícias > Livro sobre impactos territoriais de grandes empreendimentos é lançado em formato e-book

• Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2018, 15h27

Grandes empreendimentos

O livro Grandes Empreendimentos e Impactos Territoriais no Brasil já está disponível no formato e-book e pode ser acessado no blog do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente da Amazônia (GAPTA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UFPA.

A publicação reúne um conjunto de pesquisas e estudos sobre as desigualdades socioeconômicas e biofísicas causadas por  empreendimentos no Brasil, como hidrelétricas, termoelétricas, hidrovias, barragens, ferrovias, o projeto de transposição do Rio São Francisco entre outros. A autoria dos artigos é de professores das Universidades Federais do Pará (UFPA), Fluminense (UFF) e do Amapá (Unifap).

“O livro é uma contribuição da ciência geográfica para leitura e análise sobre os impactos territoriais na era da globalização e como eles geram conflitos de diferentes naturezas que vão do físico ao social e do econômico ao politico. É um pensar nas estruturas atuais de grandes empreendimentos, nos modelos que estamos utilizando e no desenvolvimento social ambiental e econômico”, explica o pesquisador João Marcio Palheta, coordenador do PPGEO e um dos organizadores da publicação.

A produção do e-book iniciou com uma parceria entre as universidades envolvidas a partir da  produção cientifica dos respectivos grupos de pesquisas: o Gapta da UFPA,  o Núcleo de Estudos e Planejamento em Hidrogeografia (NEPH/UFF), Rede Águas (UFC) e o Grupo de Pesquisa Ribeirinhos da Amazônia (GPRA/Unifap).

“Essa foi nossa primeira experiência com a plataforma e-book. Estamos em busca de novas parcerias para organizar outro livro pensando o cenário mundial no impacto dos grandes empreendimentos em diferentes países”, acrescenta Marcio Palheta.

O GAPTA -  O  Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA) foi criado em 2002  e reúne alunos da graduação e da pós-graduação da Geografia e outras áreas para o intercâmbio com outros pesquisadores em universidades no Pará, no Brasil e no exterior, com intuito de contribuir com as análises sobre a dinâmica territorial do desenvolvimento, questões referentes ao meio ambiente amazônico e à gestão territorial urbana e rural na Região Amazônia, produzindo reflexões que possam contribuir com o avanço do conhecimento dentro das ciências humanas, especialmente da Geografia, e outras áreas do conhecimento. Nesses 15 anos já lançou mais de 30 livros resultantes de pesquisas desenvolvidas ao longo de mais de uma década.

O livro Grandes Empreendimentos e Impactos Territoriais no Brasil  está disponível gratuitamente em formato PDF, na internet. Para fazer o download basta a cessar o blog do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia  (GAPTA).

Texto: Ramon Pinheiro – Assessoria de Comunicação IFCH
Arte: Reprodução / Google