Página inicial > Ultimas Notícias > Clube de Leitura em Abaetetuba incentiva o hábito de ler na região

Clube de Leitura em Abaetetuba incentiva o hábito de ler na região

• Publicado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2018, 14h47

Clube da leitura

O Projeto “Clube de Leitura”, idealizado pelo professor Benilton Cruz, da Universidade Federal do Pará (UFPA), visa formar uma equipe de “professores de leitura” que possam incentivar tal prática no cotidiano da população de Abaetetuba. Para a divulgação do projeto, será realizada, no dia 5 de março, uma palestra no auditório da Biblioteca do Campus de Abaetetuba, a fim de apresentar detalhadamente o propósito, a filosofia e o calendário de atividades para a população.

O público-alvo do projeto são graduandos e egressos da Universidade, alunos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e a população em geral. Será montada uma equipe com os próprios participantes do Clube de Leitura para ajudarem na divulgação aos locais mais distantes da região, além de manter a organização do projeto.

O projeto - De acordo com o professor Benilton Cruz, coordenador do projeto, a iniciativa visa formar um Clube de Leitura permanente no Campus Universitário de Abaetetuba e incentivar a criação de outros pelas escolas em que os graduandos de Letras e Pedagogia atuam ou vão atuar como professores.

“A ideia é democratizar a discussão em torno do ato estético, histórico, filosófico, linguístico, entre outros, no âmbito do fenômeno da leitura, daí a necessidade de encontros regulares em nosso campus”, explica o professor.

Atividades - No Clube, serão exercitadas atividades lúdicas, como leitura em voz alta, leitura silenciosa, debates entre os leitores, além de outras. A programação iniciará no dia 5 de março e vai ocorrer no auditório da Biblioteca Central do Campus de Abaetetuba.

De acordo com o responsável, serão lidos um total de 12 livros (um a cada mês), que serão discutidos a cada encontro, a fim de explorar, ao máximo, cada obra. “Vamos priorizar o leitor, o texto e as alternativas de leitura a serem possíveis nas escolas da nossa região”, afirma Benilton Cruz.

Inscrições – Para os que desajrem fazer parte do clube, será necessário preencher uma folha de frequência com os dados do interessado no dia 5 de março, data de início das atividades. Ao final do projeto (que deverá durar um ano), os participantes receberão, de acordo com a frequência exigida, um certificado que lhe dará o direito de ser um “professor de leitura.”

Lançamento do Clube de Leitura do Campus Abaetetuba
Data: 5 de março de 2018