Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Soure realiza Curso de Identificação de peixes amazônicos

Campus Soure realiza Curso de Identificação de peixes amazônicos

• Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 15h27

20180228 105713

O Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure realizou, nos dias 27 e 28 de fevereiro, o curso de Identificação de Famílias de Peixes Amazônicos, ministrado pela pesquisadora, doutora Marina Mendonça. A atividade ocorreu no Laboratório de Biologia e contou com a participação de 20 alunos de Ciências Biológicas da Instituição.

De acordo com a pesquisadora, o curso agregou dois tipos de conhecimentos. “Os estudantes que participaram já possuem um conhecimento tradicional em peixes amazônicos, pois eles têm familiares que são pescadores, ou já pescaram em um determinado momento, logo eles têm interesse em adquirir conhecimento científico para somar com o conhecimento tradicional”, afirmou Marina.

O curso foi dividido em teoria e prática. No primeiro momento, foram apresentadas as estruturas normalmente utilizadas para identificação de peixes. Em seguida, foram apresentadas as ordens e as famílias que são possíveis encontrar na região. Na parte prática, foram colocadas em bandejas diferentes espécies, de diferentes famílias, de diferentes ordens, que foram apresentadas na aula teórica. Os estudantes também utilizaram chave dicotômica, que é chave de identificação usada na taxonomia, para espécies e gêneros em geral. Eles fizeram a identificação de tucunaré, pirarucu, baiacu, piramboia, acari, cachorro de padre, entre outras espécies.

Para a estudante Ester Amaral, a experiência vai ser muito útil para sua vida acadêmica.  “Foi uma oportunidade de expandir o conhecimento, pois, nas próximas disciplinas do curso de Biologia, eu certamente vou ter facilidade em identificar espécies.”

A estudante do último ano de Ciências Biológicas Bianca Barbosa está pensando em desenvolver uma pesquisa na área. “Foi um curso muito produtivo, aprendi muitas técnicas interessantes, que eu posso utilizar no município de Salvaterra, pois conheço uma comunidade, na qual seria muito interessante desenvolver uma pesquisa para mestrado com um tema voltado para identificação de peixes”, afirmou a estudante.

Texto: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação Campus Soure