Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de carimbó contemplado no VI Prêmio Proex de Arte e Cultura faz ensaio aberto em Icoaraci

• Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 15h14

Cobra Venenosa

O Grupo Cobra Venenosa-Carimbó & Poesia, contemplado no VI Prêmio Proex de Arte e Cultura da Universidade Federal do Pará (UFPA), está em fase de pré-produção para a gravação de seu primeiro disco Tambores da Mãe África e pretende fazer uma série de ensaios abertos como forma de aproximar o público e difundir a cultura popular nas ruas da cidade.

Os ensaios abertos fazem parte do projeto premiado pela Pró-reitoria de Extensão da UFPA, produzido em parceria com a Na Cuia Produtora Cultural, formada por jovens empreendedores culturais independentes que debatem e informam sobre os movimentos e acontecimentos da cena cultural e artística amazônica, além de realizarem projetos e eventos abordando discussões, como economia criativa e mobilizações culturais e sociais, por meio de narrativas que fogem de um recorte hegemônico.

Ensaios - O primeiro ensaio ocorrerá em Icoaraci, na antiga estação de trem (COARTI – Cooperativa de Artesões de Icoaraci) neste sábado, 3 de março. A escolha do local surge da parceria entre o Cobra Venenosa e o coletivo Ideais Aí, que reúne artistas, produtores e ativistas ligados à luta pela preservação do patrimônio histórico de Icoaraci.

“É mais que um ensaio, é um ato político e cultural. A antiga estação está abandonada. Ela já foi feira, já abrigou a cooperativa de artesãos, já foi centro popular de cultura e hoje está largada à própria sorte. Não é novidade para ninguém que Icoaraci é um celeiro cultural, aqui tem artistas e produtores ‘dando na canela’, é preciso um espaço que possa acolher essas pessoas, por isso pensamos que a estação possa ser esse espaço cultural de formação, como já foi um dia o Chalé Tavares Cardoso ou a Casa do Poeta Antônio Tavernad, que hoje nem as ruínas existem. O primeiro passo já foi dado pelo coletivo Ideais Aí. Queremos fortalecer essa luta e ocupar um espaço que é nosso”, explica Hugo Caetano, banjista e letrista do grupo.

Além do ensaio, a programação contará com declamação de poesia e exibição do documentário Mestres Urbanos da Vila de Icoaraci – Primeiro Vento, produzido pela SubVersiva Produção Cultural Independente.

Disco -  Tambores da Mãe África contará com composições principalmente de Hugo Caetano e Priscila Duque (fundadores do grupo) e algumas parcerias com os compositores Mestre Lourival Igarapé, Mestre Neves, Ney Lima Pela Paz, Renato Caranã e Mateus Moura. Nos ensaios abertos, o público poderá sentir de perto a força dos tambores subversivos do Cobra Venenosa e a formação das concepções de cada música que irá compor o álbum “Tambores da Mãe África”, previsto para esse semestre.

Para dar início às gravações em estúdio, o grupo aguarda a liberação do recurso. Enquanto isso, mantém suas atividades de forma independente, contando com uma rede de colaboradores e apoiadores de economia criativa.

Ensaio Aberto – Cobra Venenosa-Carimbó & Poesia
Local: Antiga Estação de Trem em Icoaraci (ou antiga COARTI), rua Padre Júlio Maria, a 3ª Rua ao lado da Igreja Matriz.
Início: 17h
Entrada: Gratuita (colaborativo no chapéu para custeio da atividade).

Texto e foto: Divulgação