Página inicial > Ultimas Notícias > Mestre pela Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais participa de conferência no Texas

• Publicado: Sexta, 02 de Março de 2018, 15h06

Ana Espada

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia(PPGEDAM), Ana Luiza Violato Espada participa da conferência ILASSA 38th, na Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos, representando um grupo de trabalho que envolve professores e alunos da Universidade da Flórida e de instituições parceiras do Brasil (Embrapa e WWF). Na ocasião, Ana Espada teve a oportunidade de apresentar o trabalho "Construindo parcerias e implementando o manejo florestal comunitário na Amazônia: o caso da FLONA do Tapajós", que é resultado de sua dissertação de mestrado desenvolvida no PPGEDAM, orientada pelo professor Mário Vasconcellos.

O evento, organizado pelo Instituto Latino-Americano de estudos e Estudantes Associados (ILASSA), iniciou-se nesta quinta-feira, 1º, e vai até esta sábado, 3 de março, e tem como tema "Crossing Borders and Building Bridges" ("Cruzando fronteiras e construindo pontes"). Saiba mais no site do evento.

Sobre o trabalho - A apresentação discute o manejo florestal comunitário na Amazônia brasileira, em especial, como a parceria entre teoria e prática contribui para a sua implementação e, consequentemente, para a governança ambiental e desenvolvimento local. A autora esclarece que "tomou como referência no estudo o caso da Floresta Nacional do Tapajós, localizada no oeste do Estado do Pará e a cooperativa comunitária que realiza o manejo florestal nessa floresta."

Segundo Ana Espada, "os resultados da pesquisa revelam que o manejo florestal comunitário iniciou-se e desenvolveu-se a partir de uma rede de atores sociais advindos do governo, sociedade civil organizada e comunidades locais que conformam parcerias. Estas contribuem na formação de uma gestão coletiva dos recursos florestais, a qual tem se mostrado eficiente e qualificada, ao permitir a geração de trabalho, a renda e o aperfeiçoamento técnico e profissionalizante dos moradores da floresta".

Para mais informações sobre o estudo, acesse o trabalho disponível no site do PPGEDAM.

Texto e foto: Assessoria NUMA