Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Amana Katu é selecionado em competição das Nações Unidas
Início do conteúdo da página

Projeto Amana Katu é selecionado em competição das Nações Unidas

  • Publicado: Sábado, 03 de Março de 2018, 15h05

AK

O Amana Katu, um dos projetos do Time Enactus UFPA, foi selecionado para participar do “Camp de Ecoinovação: Desafio Água”, competição organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela agência de meio ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento ocorrerá durante o Fórum Mundial da Água, em Brasília, de 19 a 21 de março.

O desafio tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de ideias inovadoras e startups que desejam gerar soluções para o uso eficiente, reaproveitamento e reuso, redução do desperdício e poluição da água, tanto para o setor privado quanto para o público, com base na ecoinovação. Durante o Camp, os participantes terão orientações e troca de ideias com representantes do Sebrae, da ONU Meio Ambiente, de instituições públicas e/ou investidores, no intuito de aprimorar as soluções apresentadas pelas equipes.

“O desafio vai proporcionar para o Amana Katu a oportunidade de ser mentorado por uma equipe composta por representantes do setor privado, investidores, especialistas em ecoinovação e gerenciamento da água, bem como do ecossistema de startups”, ressalta Wilson Ferreira, líder do projeto.

Ecoinovação - A Ecoinovação é o desenvolvimento e a aplicação de um modelo de negócio baseado em uma nova estratégia organizacional que incorpora a sustentabilidade em toda a cadeia de valor. Trata-se de uma nova abordagem, com diferentes técnicas, ferramentas e soluções para bens e serviços, processos, mercado e estrutura organizacional capazes de elevar o desempenho das empresas e sua competitividade, sem afetar a sua sustentabilidade.

AmanaKatu - O projeto foi criado durante o Desafio Inove Mais 2017 e tem como principal objetivo democratizar o acesso à água para populações carentes. No decorrer da competição, os membros desenvolveram um sistema de captação de água da chuva compacto, com capacidade de 240 litros e de baixo custo de produção.

Durante o desenvolvimento do sistema, os integrantes obtiveram auxílios técnico, do professor do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), doutor Ronaldo Mendes, e financeiro, da empresa BR da Costa Eng. Ltda, patrocinadora do protótipo apresentado na competição. Para o professor, auxiliar os membros na criação do sistema foi uma experiência prazerosa. “Sinto-me tendo cumprido o objetivo de docente universitário”, ressalta.

“Nós tínhamos a ideia, sabíamos com o que queríamos trabalhar, mas ainda existiam muitas dúvidas sobre como colocar em prática o projeto e, com o Inove, elas foram sanadas”, disse Marivana Almeida, líder do projeto no desafio.

Enactus UFPA - Fundada em 2014, o Time Enactus UFPA tem como missão desenvolver líderes que, por meio de ações empreendedoras, sejam capazes de empoderar pessoas para transformar comunidades, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar social.

O time faz parte de uma rede global de universitários engajados que potencializam comunidades por meio do Empreendedorismo Social. Para conhecer mais sobre nossa atuação, acesse a página no Facebook.

Texto : Matheus Nery (com informações de Ascom/Sabrae) - Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA.
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página