Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Universitário Barros Barreto recebe novo aparelho do teste do suor

Hospital Universitário Barros Barreto recebe novo aparelho do teste do suor

• Publicado: Segunda, 05 de Março de 2018, 14h47

Inauguração Foto 2

O Pará é um dos dez Estados brasileiros escolhidos para receber o cloridrômetro, equipamento responsável pelo teste do suor para o diagnóstico de fibrose cística (FC) – doença congênita, crônica, que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. A entrega foi no último dia 2 de março, durante a inauguração do novo ambulatório de Fibrose Cística do Hospital João de Barros Barreto (HUJBB) do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A instituição é a única referência, entre públicas e privadas, para o diagnóstico e tratamento da enfermidade e conta com 200 pacientes cadastrados.

Para a entrega do equipamento, produzido com tecnologia de ponta, estiveram em Belém representantes do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC), o qual fez a doação, por meio de comodato, para o ambulatório. Segundo a coordenadora do Ambulatório, Valéria Martins, o antigo aparelho usado para o teste do suor, no Barros, estava obsoleto, e o paciente contava até sete dias para receber o diagnóstico.

O pneumologista e membro do GBEFC Alberto Andrade Vergara informa que o motivo da doação se deu pelo entendimento de que, no Brasil, o diagnóstico da FC carecia de maior confiabilidade, e, com a tecnologia doada ao HUJBB, o resultado será mais confiável e em pouco tempo, em até uma hora. "O teste do suor anteriormente era feito manualmente e poderia gerar erros, Este aparelho que estamos entregando vai agregar um exame com menor risco de erro, consequentemente, mais confiável", garante. A doação foi por meio de captação de recursos em uma instituição dos Estados Unidos, para compra de dez aparelhos. Belém é a segunda cidade a ser contemplada, a primeira foi Natal.

Espaço – A reinauguração do espaço multidisciplinar de FC ocorreu com a presença do vice-reitor da UFPA, professor Gilmar da Silva, representando o reitor Emmanuel Tourinho; o superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, o médico e sociólogo Paulo Roberto Amorim; a gerente de Atenção à Saúde do Barros, Lauriceia Valente; e integrantes da primeira equipe da FC no HUJBB.

Paulo Amorim ressaltou a importância da equipe do ambulatório, por considerar que, se não fosse a sua determinação desde o início do seu funcionamento do ambulatório, muitas crianças não teriam perspectiva de vida adulta. Para ele, a inauguração e a doação do cloridrômetro marcam um novo tempo e "quero dizer que observo o programa de FC com muito carinho e espero contar com a equipe da doutora Valéria para promover mais melhorias para o serviço."

O vice-reitor da UFPA declarou que, assim como o reitor Tourinho, também sente "orgulho" dos hospitais universitários, porque, apesar dos muitos desafios, fazem um trabalho multidisciplinar e de qualidade, a exemplo o de FC. "Então, estamos atentos ao que é oferecido e, também, estamos motivados a dar todo o nosso apoio à equipe", disse.

Homenagens - Durante o evento, foram realizadas homenagens à idealizadora do ambulatório, doutora Socorro Moura; ao médico que doou o primeiro cloridrômetro ao Barros, em 1997, o pneumologista pediatra Fernando Caldeira, à chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde (SRAS) do HUJBB, a farmacêutica Helena Brito; e à enfermeira aposentada Deia Segtowick.

"Acompanhar esta inauguração foi uma emoção enorme ao ver como o programa cresceu e se desenvolveu. A equipe foi valorosa, lutadora e humana no seu papel. Por isso todos estão de parabéns", enfatizou a doutora Socorro. Helena Brito, que, por sua vez, comentou viver um momento de "coroação de uma luta de muitos anos, que, aos poucos, chegou ao ambulatório reformado e ao atendimento multidisciplinar garantido aos pacientes. É uma felicidade ver que o que se pensou no passado, hoje, está sendo concretizado".

A programação seguiu na manhã de sábado, dia 3, com a realização do Simpósio sobre Fibrose Cística para Profissionais de Saúde, com a participação dos membros do Grupo Brasileiro de Fibrose Cística: o presidente, Norberto Ludwig Nesto; o médico Francisco Caldeira Reis; o pneumologista de Minas Gerais Alberto Vergara; e o de São Paulo, Antônio Fernando Ribeiro.

Sobre a Ebserh - Desde 2013, o Complexo Hospitalar da Universitário Federal do Pará faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Texto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.
Fotos: Silvia Giese – Bolsista Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.