Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes de Etnodesenvolvimento participam de Encontro inaugural de Grupo de Pesquisa no Campus Soure

• Publicado: Quarta, 07 de Março de 2018, 19h22

soure etno2 746x423

O Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure realizou, no dia 28 de fevereiro e nos dias 1º, 2 e 3 de março, o I Encontro do Grupo de Pesquisa (Ação) em Gerenciamento Costeiro Pós-Colonial na Amazônia (GERPCAM). O evento foi promovido pelo curso de Etnodesenvolvimento do Campus Soure e contou com a participação de discentes da Instituição, docentes e pesquisadores.

O objetivo do encontro promovido pelo GERPCAM é construir um gerenciamento costeiro pós-colonial na Amazônia que subsidie a garantia e a ampliação de direitos aos povos indígenas, aos quilombolas e às comunidades tradicionais desta região.

soure etno1O evento contou com a participação do professor doutor Gustavo Moura, do curso de Etnodesenvolvimento da UFPA; do antropólogo Edmir Amanajás; do defensor público estadual Johny Giffoni; do coordenador de Projetos do Fórum da Amazônia Oriental, Marco Mota; e da professora do curso de Etnodesenvolvimento da UFPA Bianca Araújo.

De acordo com o professor Gustavo Moura, o GERPCAM “é o primeiro grupo de pesquisa que surge de uma demanda direta dos estudantes do curso de Etnodesenvolvimento. Em 2016, a turma flexibilizada em Soure pautou a problemática da iminente instalação das petrolíferas na foz do Amazonas em uma das disciplinas, e os discentes questionaram como o curso poderia discutir e atuar frente a essa ameaça aos seus modos de vida. Desde então, eu tenho pensado, discutido com alguns pares da Academia, dos movimentos sociais e de diversas instituições como poderíamos suprir essa demanda. Uma das soluções encontradas é a atuação em parceria e em rede entre as comunidades acadêmicas, a jurídicas e a de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais”, declarou o professor.

373x212 Elizety fala 2Para a estudante Dayane Chaves, o encontro foi muito importante para “conhecer bem mais dos nossos direitos e que medidas devemos tomar caso ele não seja exercido, além de conhecer como funciona uma criação de um protocolo de consulta”, afirmou a estudante.

O  GERPCAM deve realizar encontros anuais para  realizar um balanço das ações conjuntas, tanto políticas quanto acadêmicas. O Campus de Soure foi eleito o local oficial dos encontros, que devem reunir representantes das comunidades tradicionais, discentes do curso de Etnodesenvolvimento e profissionais do grupo de pesquisa.

Texto e Fotos: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus UFPA Marajó-Soure.