Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Agroecologia e Economia Solidária promove curso a partir desta quinta-feira

• Publicado: Quarta, 07 de Março de 2018, 15h56

Educação do Campo1

O Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Agroecologia e Economia Solidária (GESOL/FECAMPO), com o Projeto Incubadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários-CNPQ, vai promover o curso A Abordagem Territorial e Redes de Economia Solidária e o I Café com Agroecologia do GESOL. Visando permitir reflexões sobre Economia Solidária e sua relação com o desenvolvimento territorial sustentável, o evento será realizado nos dias 8 e 9 de março, na UFPA Campus Universitário do Tocantins/Cametá.

O curso tem como objetivo apresentar, para as lideranças do movimento social do campo, gestores públicos e para a comunidade acadêmica do Campus Universitário do Baixo Tocantins, as possibilidades de políticas de desenvolvimento territorial voltadas para o combate à pobreza e para a construção social de mercados e redes de cooperação, no âmbito da Economia Solidária.

De acordo com o coordenador do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento, Dinâmica do Trabalho e Gestão Territorial na Amazônia Oriental, professor Armando Lirio de Souza, a temática é importante por dar destaque à produção familiar, às políticas públicas de apoio e fortalecimento da governança territorial e do mercado institucional de alimentos.

“Neste sentido, os protagonistas dessa ação são os agricultores (as) familiares, homens, mulheres e jovens responsáveis pela produção de alimentos e garantia da segurança alimentar e nutricional de nossa população”, completa o professor.

Serão apresentadas uma síntese das interpretações sobre Economia Solidária e categorias analíticas que permitam compreender a economia solidária em sua trajetória, além de se promover a reflexão sobre a economia solidária como estratégia e política de desenvolvimento territorial.

Economia Solidária - Economia Solidária representa o conjunto de atividades que contribui para a organização da produção e do consumo de forma democrática, que garanta o engajamento de grupos (empreendimentos), dentro de princípios, como a igualdade de oportunidades, a preservação do meio ambiente, a luta por justiça social, e principalmente que possa garantir direitos fundamentais dos cidadãos e das cidadãs.

Esse conceito surgiu como uma resposta de grupos sociais às contradições do sistema capitalista e às imperfeições das relações de mercado, em que uma parcela da população excluída do mercado de trabalho “formalizado” busca sua sobrevivência coletivamente. Neste caso, faz-se necessário o fortalecimento de Redes de Cooperação Solidária como forma de organização territorial dos Empreendimentos Econômicos Solidários e como estratégia para dinamização dos territórios.

Programação – O Curso A Abordagem Territorial e Redes de Economia Solidária e o I Café com Agroecologia do GESOL são direcionados a acadêmicos e profissionais de diversos campos do conhecimento, a movimentos e organizações socioprodutivas, à agricultura familiar, a gestores públicos, a gestores de organizações não governamentais e aos demais interessados na temática.

A programação será composta pela palestra “Abordagem do Desenvolvimento Territorial e Redes de Economia Solidária – Campus Cametá”, por Armando Lírio de Souza (FACECONICSA-UFPA), durante as manhãs e as tardes dos dias 8 e 9 de março.

Além disso, no dia 8 de março, a partir das 18h, ocorre o I Café com Agroecologia, do Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Agroecologia e Economia Solidária – GESOL - em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Será realizado o Cine & Debate-Roda de Conversa “Organização Social, Trabalho, Mulheres do Campo e Agroecologia na Amazônia Tocantina”. O Filme: “A Vida de Margarida”, com Silvaneide Santos Côrte Brilho (FECAMPO-UFPA).

A Abordagem Territorial e Redes de Economia Solidária/ I Café com Agroecologia do GESOL
Data: 8 e 9 de março de 2018
Local: UFPA Campus Universitário do Tocantins/Cametá