Página inicial > Ultimas Notícias > Cine Líbero Luxardo exibe documentários de alunos da UFPA em sessão especial nesta sexta, 9

• Publicado: Quinta, 08 de Março de 2018, 14h20

VIDAEMDOC ascom 02 1

Nesta sexta-feira, dia 9 de março, às 9h, será exibido, no Cine Líbero Luxardo, o Projeto “Vida em Doc”. Durante a sessão especial, serão apresentados seis documentários produzidos, por estudantes da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), durante a disciplina Documentário, ministrada pela professora Célia Trindade Amorim, da Facom/PPGCOM. A entrada é gratuita.

“Vida em Doc” trabalha com temas complexos e relevantes da nossa sociedade: a saúde mental dos universitários; a adoção de crianças por famílias homoafetivas; a dura batalha de quem faz teatro em Belém do Pará; a luta dos indígenas universitários para se formarem nos centros de saber, como a UFPA; a solidariedade de mulheres que trabalham pela causa animal e a vida cotidiana dos garis de Belém na batalha pela valorização da cidade e da profissão.

Após a exibição dos filmes, haverá debates acerca dos conteúdos apresentados, com a professora Célia Trindade Amorim; com Larissa Santos, aluna do PPGCOM e estagiária na disciplina; com os entrevistados dos documentários e com os diretores e a equipe dos filmes, Everton Santos, Adriane Jackson, Erlane Santos e Graziela Ferreira, do documentário “A Carta”; Sann Júnior, do “Por trás da merda”; Gabriela Miranda, Daniel da Silva, Hiruan Weider e Isabelle Maria Braz, do “Quem são os garis?”; Ana Paula Castro e Rodrigo Avelar, do documentário “João”; Marcos Henderson de Castro, Andressa Santa Cruz, Lucas dos Anjos Vieira e Rodolfo Dantas, do “Indígenas universitários”; e Bianca Brandão e Gabriela Bastos, do documentário “Protetoras”.

A sessão especial tem apoio do gerente do Líbero Luxardo, Paulo Barreto, e do aluno de Publicidade e Propaganda da Facom, Paulo Sérgio Rodrigues, que assina a arte geral do cartaz “Vida em Doc”.

João (22 minutos) – O documentário aborda a adoção de crianças por famílias LGBT, acompanhando o cotidiano de João Pedro e João Gabriel, filhos adotados por casais homoafetivos. O filme mostra as particularidades do dia a dia de cada ambiente familiar e discute os preconceitos que ainda pairam na sociedade.

Por trás da merda (20 minutos) - Os bastidores de grupos de teatros de Belém do Pará conduzem a narrativa do documentário “Por trás da merda”. Atores e atrizes denunciam a dura realidade enfrentada pela classe artística para manter a prática teatral na cidade. Pelas vozes dos artistas, as deficiências existentes com a falta de investimentos na cultura do Pará são demarcadas na produção audiovisual.

Indígenas Universitários (9 minutos) - Baseado nos depoimentos dos indígenas da Universidade Federal do Pará, o documentário apresenta as dificuldades desses estudantes que deixaram suas aldeias para ingressar no ensino superior, sujeitos a desafios e à discriminação dentro da comunidade acadêmica e dos centros urbanos.

A carta (22 minutos) - O documentário é um mergulho na subjetividade de estudantes universitários e jovens profissionais que enfrentam depressão, bipolaridade e outros transtornos mentais. O fio condutor da narrativa é uma carta escrita por um jovem universitário, que narra o seu cotidiano no enfrentamento dessa problemática cada vez mais comum em nossa sociedade.

Protetoras (14 minutos) - Apresenta a história de três mulheres que se dedicam à causa animal e destacam as necessidades e dificuldades enfrentadas cotidianamente, mas também as vitórias na vida das protetoras e de seus projetos. Assim, o curta-metragem procura dar visibilidade a elas, centralizando a presença feminina em iniciativas em Belém do Pará.

Quem são os garis? (12 minutos) - O documentário apresenta a luta cotidiana dos garis da cidade de Belém do Pará. Faz uma reflexão sobre a responsabilidade social a respeito do descarte e tratamento do lixo na cidade. Nos depoimentos de duas garis, há os desafios, os preconceitos e a importância da profissão para a sociedade.

Texto: Sann Junior e Graziella Ferreira