Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto promove roteiro especial em homenagem aos 391 anos do Mercado Ver-o-Peso

• Publicado: Quinta, 08 de Março de 2018, 15h45

ROTEIRO VER O PESO

O Ver-o-Peso, um dos principais pontos turísticos de Belém, completa, neste mês de março, 391 anos e, em comemoração ao aniversário do mercado, será realizada uma edição especial do Projeto Roteiros Geo-Turísticos. No sábado, 24, quem participar do roteiro poderá conhecer mais sobre a história e a importância do local. O projeto é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (GEOTUR) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento é gratuito e as inscrições são feitas pela internet.

O roteiro terá saída do hall de entrada no Terminal Turístico da Estação das Docas, ao lado do Ver-o-Peso, às 8h30. O percurso passa por pontos importantes do complexo, como Pedra do Peixe, Mercado de Peixe, Mercado de Carne, a área das erveiras, Praça Pedro Teixeira e Solar da Beira, Rua XV de Novembro, Igreja das Mercês e Estação das Docas.

Ver-o-Peso - De acordo com a coordenadora do projeto, professora Maria Goretti Tavares, esse roteiro é totalmente dedicado ao Ver-o-Peso porque o local é significativo para o patrimônio material e imaterial da cidade, além de formar a identidade de Belém. “O Ver-o-Peso ainda é o maior símbolo de Belém. É importante, então, que a sociedade tenha conhecimento sobre a importância histórica, geográfica, econômica e social do complexo, com seus mercados, feira, lojas, comércio, de todos os movimentos, sons e cores que caracterizam este espaço”, destaca.

Projeto - O projeto já existe há sete anos e conta com roteiros por outros pontos importantes de Belém, como os bairros Cidade Velha, Batista Campos, Campina e Nazaré, além do distrito de Icoaraci. Segundo a professora Maria Goretti, o objetivo do projeto é “promover caminhadas a pé, gratuitas, no Centro Histórico de Belém, quando é abordado o patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da cidade de Belém, por meio da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura da cidade”, explica.

Em 2016, o projeto venceu uma importante premiação do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), que reconhece iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do patrimônio cultural. De acordo com a professora Maria Goretti, ao total, mais de sete mil pessoas já participaram dos roteiros. Ela comemora os resultados do projeto. “É bastante prazeroso colher frutos de um trabalho desenvolvido na Universidade no ensino, pesquisa e extensão e poder compartilhar com toda a sociedade os seus resultados”, completa.

Roteiro Geo-Turístico “Do Complexo do Ver-o-Peso ao Porto” - Em comemoração aos 391 anos do Ver-o-Peso
Horário: 8h30
Saída do hall de entrada no Terminal Turístico da Estação das Docas (Portão da Avenida Boulevard Castilho França, ao lado do Ver-o-Peso)
Inscrições gratuitas pelo link.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA