Página inicial > Ultimas Notícias > Espaço para novos empreendedores é inaugurado no PCT-Guamá

Espaço para novos empreendedores é inaugurado no PCT-Guamá

• Publicado: Sexta, 09 de Março de 2018, 15h17

07.03.2018 Inauguração espaço Empreendedor Foto Alexandre de Moraes SITE7

Na tarde desta quarta-feira, 07 de março, foi inaugurado, no Parque da Ciência e Tecnologia (PCT – Guamá), mais um espaço voltado para o desenvolvimento científico e tecnológico da Região Norte. Com um investimento de mais de R$ 11 milhões, o Espaço Empreendedor complementa o complexo arquitetônico do PCT Guamá, em conjunto com o prédio Espaço Inovação, e servirá de apoio à instalação de novas empresas e startups.

Estiveram presentes na inauguração o Governador do Pará, Simão Jatene; o vice-reitor da UFPA, professor Gilmar da Silva; o reitor da UFRA, professor Marcel do Nascimento Botelho; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado do Pará, Alex Fiúza de Melo; e o diretor presidente do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, Antônio Abelém.

07.03.2018 Inauguração espaço Empreendedor Foto Alexandre de Moraes SITE6"Nenhuma nação vai se desenvolver sem avançar no conhecimento e esse espaço tem exatamente esse princípio. Eles se completam e criam um ambiente necessário para a que as pessoas, sobretudo jovens, possam fazer valer suas ideias, criar, inovar e, a partir daí, despertar no seio do próprio setor produtivo, interesse por aquilo que eles estão propondo", explicou Simão Jatene.

Segundo o vice-reitor da UFPA, professor Gilmar, o parceira em relação ao Parque Tecnológico e às Universidades tem dado frutos. “Inaugurar mais um espaço, nesse sentido, demonstra a nossa perspectiva de alavancar o desenvolvimento da região a partir de uma política de Ciência e Tecnologia estruturada no espaço da Universidade em articulação com o Estado. Este novo cenário é muito importante para a Amazônia e para a política de desenvolvimento do estado do Pará”, afirmou.

07.03.2018 Inauguração espaço Empreendedor Foto Alexandre de Moraes SITE3Espaço Empreendedor – O novo prédio, que tem uma área com cerca de 3,5 mil metros quadrados, abriga 36 salas em três diferentes tamanhos (36, 72 e 100 metros quadrados). Os espaços serão voltados para a instalação de pequenos e médios empreendimentos. A UFPA cedeu o terreno para a construção, enquanto o Governo do Pará ficou responsável pelo desenvolvimento e gerenciado do espaço.

“Quando você coloca mais estrutura voltada para o desenvolvimento, ela permite que mais sujeitos e mais pesquisadores sejam agregados e, consequentemente, alinhem as ações para se produzir mais recursos para o aprofundamento das pesquisas e incentivo à compreensão da realidade amazônica”, pontuou o vice-reitor da UFPA, professor Gilmar da Silva.

Para ocupar o espaço, em dezembro foi lançado o edital de instalação, de nº 4/ 2017-FCTG (contínuo), para selecionar pessoas físicas que tenham projeto de abrir empresa e pessoas jurídicas interessadas em se instalar nos módulos do Espaço Empreendedor.

07.03.2018 Inauguração espaço Empreendedor Foto Alexandre de Moraes SITE4Editais Interpará – Logo após a cerimônia de inauguração, o Presidente da Fapespa, Dr. Eduardo Costa, também lançou um pacote de editais de fomento e amparo à pesquisa no estado. Os editais preveem o valor de R$ 9 milhões de reais direcionados para o financiamento de bolsas de Iniciação Científica nas categorias de mestrado e doutorado, e R$ 6 milhões para pesquisas nas regiões de integração do Pará: Araguaia, Carajás, Rio Caeté, Capim, Guamá, Tocantins e Ilha do Marajó.

“A construção de uma nova sociedade e de um novo modelo de desenvolvimento econômico que busque a diversificação da base econômica, a geração de emprego e renda, e a melhoria dos indicadores sociais passa fundamentalmente pelo desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação”, explicou Eduardo Costa.

O objetivo dos editais é estimular a geração de conhecimento, a formação de capital humano, a transferência de conhecimento das Universidades e Institutos de Pesquisa, e a melhoria da qualidade de vida no estado do Pará.

Texto: Maissa Trajano – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes