Página inicial > Ultimas Notícias > Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal comemora o Dia Internacional da Mulher

• Publicado: Sexta, 09 de Março de 2018, 16h56
Progep semana mulher 2

Nesta sexta-feira, 9, foi encerrada a Semana da Mulher. O evento, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, foi promovido, no período de 7 a 9 deste mês, pela Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Proep), por meio da  Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida, como forma de homenagear todas as mulheres que fazem a Universidade Federal do Pará (UFPA).
Durante a programação, servidoras ativas, aposentadas, pensionistas e alunas da UFPA puderam receber uma manhã de cuidados e orientações de saúde, além de participarem de palestras que contemplaram temas como saúde emocional, sexualidade e o papel feminino na sociedade. Segundo a Coordenadora de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social, que organizou o evento, Ligiane Friaes,  cada uma das atividades foi pensada para proporcionar o fortalecimento da autoestima, bem-estar e empoderamento feminino.
Progep semana mulher 4Programação - O início das comemorações, dia 7, foi realizado no Hall do Centro de Ensino Mirante do Rio, às 9h30 da manhã, com a palestra "O Silêncio Social  e as Consequências da Saúde Emocional". A psicóloga responsável pela discussão, Jeisiane Lima Brito, ressaltou que o assunto precisa ser levado a sério, pois questões psicológicas possuem efeitos, inclusive físicos no organismo, e esta condição não pode ser menosprezada. “Comemorar este dia é ainda mais especial por estarmos desenvolvendo ações para as mulheres da UFPA e, neste caso, eu me incluo no papel de servidora”, lembrou Jeisiane.
No dia 8 foi a vez das servidoras do Centro de Estudos do Hospital Barros Barreto receberem a palestra “A Importância dos Músculos do Períneo na Saúde da Mulher e na Sexualidade”, realizada pela Professora Doutora da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Cibele Câmara. O encerramento da Semana ficou por conta  da Palestra “A Representação do Feminino e a Cultura da Violência: O empoderamento rompendo as hierarquias de gênero”, ministrada no dia 09, no Auditório do Capacit, pela Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes(GEPEM), Professora Doutora  Maria Luzia Miranda Álvares.
Progep semana mulher 1Valorização - A Diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Barbará Troeira, ressalta que o trabalho pensado e desenvolvido pela diretoria, em especial a Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social, não só em eventos como este, mas também com todas as ações é valorizar os servidores, proporcionando momentos de interação e bem estar, que contribuam positivamente em sua qualidade de vida no trabalho e ajude a melhorar o clima organizacional.
Para a servidora Nerivane Mendes, que participou do evento, as discussões foram valiosas. “Os temas tratados foram muito relevantes e nos ajudaram a fazer uma reflexão sobre o nosso papel e o quanto as lutas femininas ainda são necessárias, pois apesar das conquistas, há muito que precisa mudar para que possamos ter condições de mais justiça, igualdade e respeito. E a conscientização é sempre o primeiro passo, por isso achei muito interessante a abordagem feita pela palestrante”, declarou.
Texto: Assessoria/PROGEP
Fotos: Hugo Friaes