Página inicial > Ultimas Notícias > Diretores do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica tomam posse na UFPA

• Publicado: Segunda, 12 de Março de 2018, 15h54

CAPA 09.03.2018 Posse diretoria Núcleo de estudos Transdisciplinares Foto Alexandre de Moraes site

A direção da mais nova unidade acadêmica da Universidade Federal do Pará assume o desafio de fomentar estudos, pesquisas e ações que contribuam para o fortalecimento da educação básica regional. Esse compromisso foi oficializado no último dia 9 de março, em cerimônia de posse realizada no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), no Campus de Belém. Os professores Ronaldo de Lima Araújo e Genylton Odilon da Rocha assumiram, respectivamente, os cargos de diretor geral e diretor adjunto do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA.

Criado em novembro de 2017, o NEB surge com o objetivo de constituir-se como um centro de referência no ensino de pós-graduação, na pesquisa e na extensão de caráter transdisciplinar no âmbito dos Estudos sobre Educação Básica na Amazônia e Pan Amazônia, com autonomia acadêmica e administrativa.

09.03.2018 Posse diretoria Núcleo de estudos Transdisciplinares Foto Alexandre de Moraes site 2Para o reitor Emmanuel Tourinho, além de contribuir para a qualificação da educação básica no Estado do Pará, há a expectativa de que o Núcleo ajude a repensar um novo modelo de formação e a buscar um salto qualitativo no ensino da graduação na Universidade. “Nós consideramos que os Núcleos têm um papel estratégico para se criar essa mudança que queremos. Nós esperamos que os Núcleos passem a ofertar disciplinas com temáticas transversais, com enfoques transdisciplinares para alargar o horizonte de entendimento dos nossos alunos sobre os grandes problemas da nossa realidade social”, destacou.

Para as suas atividades acadêmicas, o Núcleo possui em seu quadro professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), atualmente composto por 12 docentes do Instituto de Ciências da Educação (ICED) e de outras unidades da UFPA.

09.03.2018 Posse diretoria Núcleo de estudos Transdisciplinares Foto Alexandre de Moraes site6Além do mestrado, que já é ofertado há três anos, o NEB abrirá seleção em 2018 para dois cursos de especialização: em Gestão Educacional e em Currículo Escolar. Há ainda a expectativa da oferta do curso de doutorado em rede, que reunirá nove instituições de ensino superior da Amazônia Legal. A proposta está em fase de apreciação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

09.03.2018 Posse diretoria Núcleo de estudos Transdisciplinares Foto Alexandre de Moraes site2De acordo com o diretor do NEB, Ronaldo Araújo, o Núcleo assume um desafio institucional importante, que é contribuir para a melhoria da educação no Estado do Pará. “Nós temos alguns dos piores indicadores da Educação Básica do Brasil e isso é um problema social da maior relevância. E quando a UFPA aprova a criação de um Núcleo que toma isso como um objeto, é porque a Universidade assume esse desafio de institucionalmente enfrentar esse problema. Não cabe à UFPA, obviamente, resolver os problemas da educação básica, mas ela tem um papel importante na formulação de políticas, de estratégias que venham a potencializar aquilo que a escola pública tem de bom e minimizar aquilo que ela tem de ruim”, enfatizou Ronaldo Araújo.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes