Página inicial > Ultimas Notícias > Atelier de Artes inaugura Espaço do Ócio Criativo com exposições de desenhos e pinturas de alunos da UFPA

• Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 14h13

convite email2

Na tarde dessa segunda-feira, 12 de março, foi realizada a inauguração do Espaço do Ócio Criativo, localizado no primeiro andar do Atelier de Artes da UFPA. Foram expostos os trabalhos de alunos do primeiro e segundo semestres da Faculdade de Artes Visuais, das disciplinas de pintura e desenho do ano de 2017. Com realização dos professores Rosangela Britto, Diogo lima e Neder Charone, as exposições “Experimentação em Desenho” e “Cor: forma e os processos de criação e expressão” ficarão disponíveis até o dia 16 de março, com visita orientada, no horário de 10h às 12h e 14h às 17h.

ócio criativo1A inauguração do espaço faz parte do Projeto Educativo “Processos de criação, produção, ensino-aprendizagens em desenho, pintura e expressões bidimensionais na formação do professor de artes visuais e artista plástico ou visual no âmbito das artes moderna e contemporânea de Belém (PA), Amazônia”. O projeto surgiu do subprograma Apoio à Infraestrutura de Ensino (LABINFRA), que proporciona estruturas materiais para laboratórios de artes visuais. A criação e coordenação do espaço e do projeto é da Profª. Drª. Rosangela Britto.

O professor Diogo Chagas de Lima, um dos organizadores do evento, conta sobre a importância da exposição que teve participação ativa dos alunos, desde a reflexão e produção dos desenhos e pinturas ao longo das disciplinas, ao contato com o público, composto por docentes, discentes e novos alunos. A exposição é parte da programação da Semana do Calouro, servindo de infraestrutura para ensino e pesquisa das artes visuais, trazendo a prática para o campo da pesquisa e extensão, além de recepcionar os novos alunos.

ócio criativo3“O espaço serve, também, como suporte a educação, trazendo os alunos para fora da sala, para o contato com o público, tanto para realizar o processo de ensino e pesquisa quanto para a recepção e apresentação da UFPA para os calouros; apesar de estar dentro da Universidade, o espaço pode proporcionar o contato com o público externo”, conta Diogo Lima.

Segundo o professor, a integração entre a pesquisa em sala de aula e a exposição do seu conteúdo funciona como suporte formativo aos produtos, que estarão relacionados às outras disciplinas do curso, como história da arte e estética. O circuito entre o conteúdo e sua formação, a partir da técnica, é a principal questão nos laboratórios práticos, que produzem nos alunos a noção de leitura da sua obra de arte.

ócio criativo2

“Como parte da disciplina, realizamos conversas dentro do LABINFRA e visitamos ateliês para entender como é o processo formativo prático do artista; esse espaço expositivo serve para que as propostas ganhem outra dimensão e os alunos ganhem uma voz além da sala de aula, eles são expostos para o público, o que cria diálogo entre eles mesmos e com professores e alunos de outros cursos que visitem as exposições”, completa.

Data: 12 à 16 de março de 2018
Local: Primeiro andar do Atelier de Artes (em frente a Cantina) – Faculdade de Artes Visuais/UFPA
Hora: 10h às 12h e 14h às 17h
Mais informações na página do Espaço do ócio Criativo no Facebook.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA