Página inicial > Ultimas Notícias > 1º Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita de Belém ocorre no dia 23 de março

1º Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita de Belém ocorre no dia 23 de março

• Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 15h29

FALE 2018

A Universidade Federal do Pará (UFPA) irá sediar no dia 23 de março o 1º Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita de Belém - "Isso aí, açaí: o ouro negro de nossa terra - uma prática interdisciplinar em alfabetização" (FALE Flor do Grão Pará). O evento é uma iniciativa do Laboratório Sertão das Águas (LASEA), do Instituto de Educação Científica e Matemática (IEMCI). O evento é gratuito e terá certificação.

A programação será realizada no dia 23 de março, de 14h às 17h, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN). Podem participar alunos de graduação; professores do ensino básico, médio e superior; coordenadores; técnicos e pessoas que atuam na área da alfabetização. As inscrições podem ser feitas pelo site do LASEA.

Objetivo - A coordenadora do evento, professora Elizabeth Orofino Lúcio, explica que o objetivo do evento é realizar discussões sobre a prática do ensino da leitura e da escrita,  promovendo debates, estudos e reflexões entre profissionais da escola e da universidade. “O FALE Flor do Grão Pará nasceu da demanda de professores recém-formados na carreira docente que sentiram a necessidade de discutir a respeito da alfabetização na educação infantil, no ensino básico e também das práticas alfabetizadoras”, completa.

O evento vai promover o diálogo entre os professores da escola básica e os professores da Universidade para discutir  o processo de formação dos alunos. “Defendemos a sala de aula como espaço privilegiado para a criação e a atualização de saberes e conhecimentos pedagógicos e a construção de uma alfabetização como possibilidade de ser, estar e experimentar o mundo de outro modo”, diz a professora Elizabeth.

Participarão do evento as professoras Carmem Sanches, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e  Ivanete Pinho Gomes, professora do município de Igarapé Miri e graduanda do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor/UFPA).

1º Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita de Belém: "Isso aí, açaí: o ouro negro de nossa terra - uma prática interdisciplinar em alfabetização" - FALE Flor do Grão Pará
Data: 23/03
Horário: de 14h às 17h
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), Campus Guamá.
Inscrições gratuitas no site.
Vagas limitadas

Texto: João Pedro Bittencourt – Assessoria de Comunicação da UFPA