Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Diretor-presidente da Fapespa participa da reunião do Fórum das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Pará
Início do conteúdo da página

Diretor-presidente da Fapespa participa da reunião do Fórum das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Pará

  • Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 16h09

12.03.2018 Forum de Reitores CESUPA Foto Alexandre de Moraes site2

Representantes do Fórum das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Estado do Pará receberam nesta segunda-feira, dia 12 de março, o diretor-presidente da Fapespa, Eduardo Costa. Na reunião, realizada na unidade do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) da Alcindo Cacela, procedeu-se à abertura dos trabalhos do Fórum para o ano de 2018, seguida de um cronograma de convite à participação de gestores de órgãos do governo estadual para debater e estreitar parcerias, que visem ao incentivo à ciência e à inovação tecnológica.

Em sua apresentação, Eduardo Costa destacou a reestruturação administrativa ocorrida nos últimos três anos na Fundação, a qual envolve a descentralização de recursos para fomento aos projetos, investimentos na verticalização da produção em áreas estratégicas, por meio de convênios com instituições de ensino e de pesquisa, e a concessão de bolsas de amparo à pesquisa.

Também anunciou as ações para 2018, entre elas, novos editais que já estão abertos para a comunidade acadêmica, com R$ 9 milhões destinados a bolsas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, além de R$ 5 milhões para a interiorização da pesquisa no Estado.

12.03.2018 Forum de Reitores CESUPA Foto Alexandre de Moraes site3O diretor-presidente da Fapespa disse, ainda, que o maior desafio é manter as ações da Fundação diante dos entraves burocráticos nos editais e sugeriu aos dirigentes do Fórum a formação de um Grupo de Trabalho para discutir essa questão em conjunto com a Instituição. "Eu considero esta reunião muito positiva porque os dirigentes das instituições de ensino e de pesquisa apresentaram suas demandas, seus questionamentos em relação à Fapespa e, ao mesmo tempo, foi um processo de prestação de contas daquilo que a Fundação fez nos últimos anos, mas acima de tudo, um ajuste institucional com o objetivo de atender à demanda da comunidade acadêmica no Estado do Pará. Há muito o que melhorar e é sempre positivo nós termos um feedback das instituições neste sentido, o que nos ajuda a aprimoramos os nossos editais, corrigindo as omissões que, às vezes, ainda ocorrem. Eu diria que não é possível pensarmos a construção de uma sociedade mais justa, mais inclusiva, sem investimentos maciços em educação, ciência, tecnologia e inovação. Esses investimentos precisam ser pensados, consolidados de forma sistêmica e integrada, e o Fórum permite isso – a integração institucional, a construção de sinergias, a definição de agendas estratégicas prioritárias", pontuou Eduardo Costa.

12.03.2018 Forum de Reitores CESUPA Foto Alexandre de Moraes site4O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, também reforçou a importância da abertura de diálogo com os órgãos de fomento do Estado, a partir das reuniões do Fórum. "Hoje foi um momento especial, porque nós conseguimos dialogar, ter a experiência de interação com a Fapespa, que desempenha um papel fundamental de apoio ao nosso sistema de Ciência e Tecnologia. Isso requer um esforço contínuo nosso e da Fundação, no sentido de interagirmos para que esse sistema seja aperfeiçoado e funcione de forma mais eficiente, gerando resultados que sejam importantes para o Estado".

Ao final dos debates, o presidente em exercício do Fórum e vice-reitor do Cesupa, Sérgio Mendes, elencou as propostas aprovadas na reunião. No âmbito interno do Fórum, ficou definida a formação de um grupo de trabalho que ficará responsável pela busca de meios que permitam eliminar barreiras jurídicas ou burocráticas, ou ambas, visando à resolução dos problemas referentes ao fomento de ciência, tecnologia e inovação. "Precisamos entender melhor que barreiras são essas e que caminhos vamos percorrer para superá-las", disse.

12.03.2018 Forum de Reitores CESUPA Foto Alexandre de Moraes siteO segundo GT será constituído por integrantes do Fórum e da Fapespa, sob a coordenação da Fundação. Ao final dos trabalhos conduzidos pelos grupos, haverá uma agenda mais ampla, envolvendo os órgãos de controle e fiscalização do Estado. "Essa agenda será importante para que possamos reunir tudo que estiver em consenso e que faça sentido para a evolução da ciência e da tecnologia no Estado. Iremos enfrentar os desafios no campo político, junto aos tribunais de contas e procuradorias, na tentativa de encontrarmos uma saída institucional para a situação em que estamos", finalizou Sérgio Mendes.

Na primeira reunião de 2018 do Fórum, também estiveram presentes o reitor da UFRA, Marcel Botelho; o Reitor da UEPA, Rubens Cardoso; o diretor do IEC, Pedro Vasconcelos; e a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPA, Ana Paula Palheta.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página