Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh acolhe os novos residentes
Início do conteúdo da página

Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh acolhe os novos residentes

  • Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 16h21

IMG 9402

Os novos residentes da Universidade Federal do Pará (UFPA) viveram duas semanas intensas de acolhimento organizadas pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A programação iniciou nas unidades de origem: hospitais universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Campus de Castanhal, Faculdade de Enfermagem - Santa Casa de Misericórdia do Pará; Instituto de Ciências da Saúde (ICS); e Hospital Santo Antônio Maria Zacharias, de Bragança.

A aula inaugural para todos ocorreu no Centro de Eventos Benedito Nunes, na terça-feira, 6, com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Rômulo Angélica, que informou aos egressos sobre as mudanças na residência surgidas com a criação da Resolução 4.978, de 20 de outubro de 2017, que trata sobre as normas que regulamentam as residências médica, multiprofissional e por área profissional da saúde da UPFA.

IMG 9416"As residências continuam ligadas às suas unidades acadêmicas de origem, onde funcionam as suas coordenadorias, Coreme e Coremu. Agora, com a resolução estão vinculadas diretamente à Propesp, proporcionando ao residente acesso o acesso mais rápido a um edital, por exemplo, porque conta com o apoio da Propesp para alcançar o objetivo e com isso possibilidade de êxito na sua formação", explica.

 A aula inaugural foi baseada no tema "Residência e Sistema Único de Saúde (SUS): realidades e desafios, com o professor-doutor", com o professor-doutor Paulo de Tarso, que possibilitou aos profissionais o conhecimento sobre a formação do SUS e os desafios da atualidade, que, segundo ele, são vários: "financiamento, o modelo de cuidado, a formação interdisciplinar e transdisciplinar, superação do modelo biomédico e outros", sobretudo, por entender que são problemas da cultura e de organização do SUS, do agente comunitário até o cirurgião. "É um problema de prática e atividade cotidiana da prática em saúde", enfatizou.

IMG 9429O encerramento da programação ocorreu na tarde da última sexta-feira, com o curso de Segurança do Paciente, com a equipe do Núcleo e Segurança do Paciente do HUJBB.

Para o superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, Paulo Roberto Amorim, o papel dos residentes nos hospitais universitários do Pará é de fundamental importância e o acolhimento serve para melhor situá-los do seu papel e de suas responsabilidades enquanto futuros especialistas.

"Pensamos o acolhimento sempre nessa sequência, do residente ter primeiro a ideia de onde ele está localizado estruturalmente na universidade, o que é o SUS e como está constituído o Complexo. Isso é importante, para que ele se sinta parte de fato da instituição, um grupo de suma importância dentro do Complexo e, consequentemente, dos hospitais", ressaltou.

O gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo, Pedro Piani, informou que o a receptividade concedida aos novos residentes é só o primeiro momento do treinamento, com a GEP tendo a tarefa de animar e coordenar os programas de residência da UFPA para que desenvolvam projetos integrados à instituição de ensino.

Segundo ele, eventos iguais ao acolhimento serão multiplicados até o término da prática em exercício, seguindo o que está previsto no Plano Diretor Estratégico (PDE), onde consta que serviços e programas de residências trabalhem juntos para que a formação do especialista seja melhor possível, com qualidade e focado no atendimento do SUS.

Na opinião do jovem nutricionista Wallison Santos de Souza, o primeiro contato dos residentes junto à UFPA, Complexo e profissionais dos HUs "tirou dúvidas que surgem antes e depois da aprovação no processo seletivo, porque a gente chega muito 'cru' na residência". Ele comentou que mais importante foi o repasse de informações, por permitir a ele iniciar os estudos com segurança.

Texto: Edna Nunes – Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.
Fotos: Edna Nunes – Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh e Silvia Giese – bolsista do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.

registrado em:
Fim do conteúdo da página