Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Castanhal recepciona novos discentes

Campus Castanhal recepciona novos discentes

• Publicado: Quarta, 14 de Março de 2018, 14h58

campus castanhal1

Conquistar uma vaga na maior universidade pública do Norte do Brasil é o sonho de muitos estudantes ao concluírem o ensino médio. E o primeiro momento concreto da realização desse sonho se efetivou na vida dos novos alunos da Universidade Federal do Pará em Castanhal, nesta terça-feira, 13 de março, quando eles participaram da Semana dos Calouros 2018.

A professora Gerlândia de Castro, coordenadora de Extensão, foi uma das docentes presentes para dar boas-vindas aos novos alunos. Ela destacou a importância do tripé “ensino, pesquisa e extensão” e deixou uma mensagem especial para os estudantes. “Vocês precisam escolher o perfil que querem ter, pois a Universidade tem muitas oportunidades. Existem muitas ideias, as quais devem ser colocadas em prática.”

campus castanhal2O coordenador-geral da UFPA em Castanhal, professor João Batista Ramos, também cumprimentou e parabenizou os novos alunos. “Vocês podem ter a certeza de que o Campus Castanhal está avançando, e vocês estão em uma das melhores instituições de ensino deste país.”

Calouros - Quem carregava consigo a certeza de que realmente está em uma das melhores universidades do Brasil era o calouro de Educação Física Tiago Moraes. Ele cursou o ensino médio em escola pública de Castanhal e falou sobre o significado de conquistar uma vaga na Universidade. “Para mim, é uma vitória, pois eu sempre estudei em escola pública, nunca tive a oportunidade de fazer um cursinho. Então, conseguir entrar na UFPA é muito gratificante”.

E esse sentimento de realização era marcante nos rostos dos calouros que participaram da programação de acolhimento. Izabel Teixeira Lima, nova aluna do curso de Pedagogia, falou sobre seus planos para o futuro. “Eu tenho um irmão que estudou na UFPA e me apresentou alguns cursos. Pedagogia foi aquele com o qual eu mais me identifiquei. Pretendo ampliar a minha formação aqui mesmo na Universidade e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho”.

campus castanhal3Programação - Para preparar os novos discentes, a Semana do Calouro contou com diversas comunicações com o objetivo de informar sobre os diferentes serviços ofertados no Campus, como aqueles disponibilizados pela Biblioteca, que além de atuar no empréstimo de livros, também oferece orientação para a normalização de trabalhos acadêmicos. Outras ações comentadas foram o Programa Permanência, que concede bolsas para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e  a Assistência Estudantil, disponíveis na universidade.

A programação de acolhimento segue até esta quinta-feira, 15, com diversas atividades desenvolvidas pelas faculdades do campus. Para se informar, o estudante deve procurar a secretaria do seu curso, no prédio administrativo.

Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal