Página inicial > Ultimas Notícias > Santander concede bolsas de estudo internacionais para alunos da UFPA

Santander concede bolsas de estudo internacionais para alunos da UFPA

• Publicado: Quarta, 14 de Março de 2018, 14h05

13.03.2018 Reunião Santander Nayana Batista 4

Uma reunião entre representantes do Banco Santander e da Universidade Federal do Pará, nesta terça-feira, 13, oficializou a parceria para a concessão de sete bolsas íbero-americanas internacionais financiadas pelo banco. As bolsas serão direcionadas a alunos, de todos os cursos, interessados em estudar durante um semestre em uma das universidades estrangeiras parceiras da UFPA, com auxilio financeiro. O edital para o processo de seleção deverá ser lançado em breve.

Estavam presentes à reunião, realizada no Gabinete da Reitoria, o reitor Emmanuel Tourinho; a pró-reitora de Relações Internacionais, Iracilda Sampaio; e as gerentes gerais do Banco Santander, Melissa Alcântara e Aline Matos.

13.03.2018 Reunião Santander Nayana Batista 3Programa de bolsas - A concessão das bolsas de estudo faz parte do programa Amazônia 2020 por meio do qual o Santander oferece, anualmente, várias bolsas, nacionais e internacionais, para as universidades federais brasileiras com as quais possui parceria. O banco também coopera com instituições no Chile, México, Portugal, Peru, Porto Rico, Uruguai, Argentina e Colômbia.

Aline Malta esclarece que as bolsas (sete no total) de intercâmbio concedidas à UFPA irão funcionar através da transferência do semestre, que seria estudado na Instituição, para uma universidade internacional que contemple uma grade curricular semelhante. “O aluno poderá estudar em vários países diferentes, dependendo da parceria entre as instituições com a UFPA. Para cada aluno são dados 3 mil euros para que este possa ficar no país durante o semestre”.

Processo de seleção – Melissa Alcântara conta que o banco não irá participar diretamente da seleção dos estudantes. O Santander ficará responsável apenas pela concessão das bolsas e a IES fará a seleção dos alunos. “A UFPA que escolhe os países com os quais tem parceria e quais alunos vão viajar. O banco quer ser apenas um parceiro, o provedor da bolsa, para que a Universidade e os alunos possam aproveitar e expandir o conhecimento no exterior”.

A pró-reitora de Relações Internacionais, Iracilda Sampaio, explica que o processo de seleção será democrático. Primeiro será verificado as instituições estrangeiras com as quais a UFPA tem acordo, então será elaborado um edital que atenderá todas as áreas de conhecimento e, a partir da publicação do edital, alunos de todos os cursos poderão candidatar-se seguindo as regras dispostas, como: período de graduação e proficiência mínima de acordo com os países disponíveis.

373x212 13.03.2018 Reunião Santander Nayana Batista 9Parceria - A ligação da Universidade com o banco Santander vem porporcionando bolsas a diversos alunos ao longo dos anos. Em 2018, a expectativa é que sejam realizados intercâmbios ainda mais abrangentes. “A Universidade está entrando em um momento  de fortalecimento da internacionalização, incluindo o intercâmbio de pesquisadores e de alunos de graduação e pós-graduação”, declara a pró-reitora de relações internacionais.

Para o reitor Emmanuel Tourinho, a parceria tem sido muito positiva para a Universidade, visto que a maioria dos alunos tem dificuldade de custear uma mobilidade acadêmica.  “O Santander é uma Instituição que tem apoiado várias universidades no Brasil, e isso inclui a UFPA, com programas que incentivam o intercâmbio internacional. Com as bolsas auxílio concedidas pelo banco, nós temos criado oportunidades para que muitos alunos possam ter essa vivência de estrar em uma universidade estrangeira, com uma cultura diferente, aprendendo um novo idioma e convivendo em um ambiente de pesquisa e produção de conhecimento diferente, o que enriquece a sua formação”, completa.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Nayana Batista