Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto realiza o I Workshop de Ciência e Tecnologia em Castanhal

Projeto realiza o I Workshop de Ciência e Tecnologia em Castanhal

• Publicado: Quarta, 14 de Março de 2018, 15h23

Campus Castanhal

O I Workshop de Ciência e Tecnologia em Castanhal ocorre neste sábado, dia 17 de março . A ação faz parte do Projeto Ciência na Praça e consiste em levar palestras, cursos, minicursos e oficinas ministradas por profissionais. O objetivo é promover uma cultura científica aos alunos dos ensinos médio e superior.

A programação contará com palestras que ocorrem no auditório da Jó Móveis, a partir das 8h30. Em seguida, será realizada uma Feira de Ciência. na Praça Matriz de Castanhal, a partir das 17h30. Os interessados em participar devem levar 1kg de alimento não perecível.

De acordo com o coordenador do Projeto Ciência na Praça, professor Rubens Silva, “este tipo de ação é importante porque aproxima a sociedade em geral do universo das ciências, rompendo barreiras, ampliando o espaço da sala de aula de modo a despertar não apenas a curiosidade, mas também o gosto pela investigação, pela experimentação e pela vivência de uma cultura científica”, explica.

Ciência na Praça - O Projeto Ciência na Praça consiste em levar conhecimentos científicos experimentais às praças públicas de várias localidades, inclusive aos interiores do Estado. O projeto integra uma ação extensionista do PET-Física Itinerante, compondo as atividades do Programa de Educação Tutorial em Física (PET-Física) da Universidade Federal do Pará. Para isso, somam-se os trabalhos desenvolvidos por outros programas da UFPA, como: o Laboratório de Demonstração (LABDEMON), o Museu Interativo da Física (MINF), o Núcleo de Astronomia (Nastro), o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), o Laboratório de Engenhocas (LABENG - ITEC), e demais PETs (PET-Elétrica, PET-Geografia, PET-Medicina e Enfermagem etc.).

O coordenador do projeto, ainda sobre as perspectivas que se esperam desse tipo de iniciativa: “Queremos desmitificar, de forma lúdica e interativa, o papel do ensino de ciências na sociedade contemporânea abrindo as portas dos laboratórios, das salas de aula, para ações integradoras em que seja possível aproximar quem ensina de quem aprende e quem aprende de quem ensina, estimulando a curiosidade e o saber por meio do contato com a experimentação”, afirma.

Texto: Matheus Luz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google