Página inicial > Ultimas Notícias > Casa de Estudos Germânicos promove workshop para debater a situação atual dos refugiados na Alemanha

• Publicado: Quinta, 15 de Março de 2018, 14h51

brasil alemanha

A Casa de Estudos Germânicos promove o workshop “Migração, Integração e Refugiados na Alemanha” e terá como ministrante a professora Birgit Hoherz. O workshop pretende informar sobre a atual situação de refugiados na Europa, especialmente na cidade de Berlim, por meio de uma perspectiva pessoal de quem trabalha diretamente com os refugiados. O evento ocorrerá entre os dias 19 e 21 de março, das 14h às 18h, na própria Casa de Estudos Germânicos. As inscrições devem ser feitas por Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e há somente 20 vagas disponíveis.

No workshop, será trabalhada a história da migração para a Alemanha, apresentando os espaços e os projetos de integração na cidade de Berlim e levantando debates atuais sobre o ensino do alemão para os refugiados jovens e adultos, assim como a discussão de uma perspectiva contrária, sobre como a integração pode dar certo.

Serão utilizados materiais audiovisuais, atuais e autênticos da professora Birgit Hoherz, inclusive entrevistas com os refugiados em sala de aula. Todo o material será trabalhado com base em tarefas divididas em grupos, levando em consideração o nível de proficiência em alemão dos participantes.

Temática - De acordo com a doutora Sabine Reiter, professora leitora do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o workshop vai tentar aproximar os participantes desse tema que parece distante para muitos brasileiros. “Temos refugiados neste país também (do Haiti, da Venezuela, até do Oriente Médio) e sempre houve (refugiados de guerra, pobreza, discriminação da Europa e de outros lugares do mundo), uma dimensão mais pessoal ajuda, para a pessoa se dar conta de que, atrás dos fatos na televisão, há destinos individuais de pessoas”, afirma Sabine.

Atualmente, muitas pessoas têm conhecimento sobre a temática dos refugiados, em razão da grande exposição pela mídia. Doutora Sabine Reiter explica que essa temática leva a debates políticos dentro e entre os países europeus, além de contribuir para a instabilidade política e para o fortalecimento de partidos da extrema direita em vários países.

“Vivemos em um tempo de migração, não apenas na Europa, e essa migração vai ficar cada vez mais forte mundialmente, principalmente por causa de problemas ecológicos (que levam os outros problemas como consequência). O tema, então, deveria interessar a todos, porque - mais cedo ou mais tarde - vai afetar a vida de todo mundo”, conclui.

Sobre a ministrante - A professora Birgit Hoherz é formada pela Universidade Livre de Berlim, em línguas romanas (francês e português), e pela Universidade Humboldt, em alemão, como língua estrangeira. Atualmente, ministra aulas de alemão para estudantes estrangeiros na Universidade de Potsdam e possui grande experiência em trabalhos no meio intercultural.

Workshop “Migração, Integração e Refugiados na Alemanha”

Data: 19 a 21 de março de 2018
Horário: 14h às 18h
Local: Casa de Estudos Germânicos (Setor Profissional da UFPA, altos do bloco G)
Vagas: 20 (vinte)
Os participantes regulares receberão certificado com carga horária.

Texto: Matheus Luz – Assessoria de Comunicação da UFPA