Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Estudo em História do Livro Didático da Amazônia promove encontro em Abaetetuba
Início do conteúdo da página

Grupo de Estudo em História do Livro Didático da Amazônia promove encontro em Abaetetuba

  • Publicado: Quinta, 15 de Março de 2018, 14h49

ienctronde hi

Com tema “Obras raras, história e memória”, o Grupo de Estudo em História do Livro Didático da Amazônia (GEHLDA) promoverá, nos dias 16, 17 e 18 de abril, no Campus UFPA de Abaetetuba, o I Encontro de História do Livro Didático da Amazônia (I EHLDA).  O evento acadêmico-científico busca fortalecer as discussões e as pesquisas sobre a história do livro didático na Amazônia.

A programação do I EHLDA conta com palestras, mesas de debate, sessões de comunicação, exposição de obras raras e lançamento de livros. Haverá, ainda, a presença de pesquisadores da UFPA, da UFMA, da USP, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), do IFPA, da Unifesspa e de outras instituições de ensino, debatendo temas relacionados à história do livro didático.

Para a coordenadora geral do evento, professora Ray Duarte, a discussão sobre história do livro didático da Amazônia é de especial relevância para o I EHLDA, pois coloca em foco intelectuais paraenses muito importantes para a história da educação brasileira/paraense da segunda metade do século XIX e início do século XX, tais como: Paulino de Brito, Hygino Amanajás, Joaquim Pedro Corrêa de Freitas, Vilhena Alves, Juvenal Tavares, Julio Ribeiro, Antonio de Macedo Costa, entre outros.

“Espera-se que o I EHLDA contribua para o desenvolvimento e a consolidação das pesquisas em história do livro didático na Amazônia e incentive mais pesquisadores a investigar sobre a história da produção, da edição, da impressão, da comercialização, da difusão, do consumo, da regulamentação e da circulação de livros didáticos no Brasil, com o fim de ajudar a tecer a história da educação brasileira”, completa a coordenadora.

GEHLDA - O GEHLDA foi criado em abril de 2016, com o objetivo de fomentar discussões acadêmico-científicas sobre o livro didático, levando em consideração a produção e a circulação de livros didáticos na Amazônia nos séculos XIX e XX, e os estudos descritivos, analíticos e discursivos dessas obras didáticas, buscando agregar pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento: português, matemática, pedagogia, história, geografia, física, química, biologia, língua estrangeira, saúde, educação física, filosofia, sociologia, desenho, cartografia, religião, meteorologia, entre outras.

Programação – Como parte da programação do encontro, estão a palestra de abertura “Obras raras, história e memória: o acervo de obras raras da UFPA”, com a bibliotecária da Universidade; as mesas-redondas “Vinte anos da disciplina Estudos Amazônicos: perspectivas e abordagens”, com a professores da UFPA e da Unifesspa; “Livro didático, infância e memória”, com professoras da UFPA; “Produção, edição e circulação do livro didático no Brasil do dezenovevinte”, com professores da UFPA, UFMA e USP; e “As fontes para a pesquisa em história do livro didático”, com professores da UFPA e da UFMA; e a palestra de encerramento “Livro didático e projeto civilizador”, ministrada por professora da USP.

Inscrição - Poderão participar do I EHLDA alunos de graduação e de pós-graduação, docentes, pesquisadores e comunidade em geral. Serão ofertadas 300 vagas e as inscrições poderão ser feitas como participante ou ouvinte. O certificado de participação no I EHLDA será de 30h.

As inscrições como participante serão realizadas até o dia 20 de março, pelo site. O resumo dos trabalhos deverá ser encaminhado para o e-mail  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com indicação de um dos GTs disponíveis. O trabalho completo será publicado no e-book do evento.

As inscrições como ouvinte serão realizadas a partir de 20 de março até o dia do evento ou até se esgotarem as vagas. As inscrições podem ser realizadas pelo site  ou presencialmente, na secretaria do Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG) do Campus de Abaetetuba, das 9h às 11h30e das 14h30 às 17h.

Mais informações sobre as inscrições, preços e GTs estão disponíveis no site

Serviço
I  Encontro de História do Livro Didático da Amazônia
Data: 16, 17 e 18 de abril de 2018
Local: UFPA/ Campus de Abaetetuba
Hora: 8h às 18h

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página