Página inicial > Ultimas Notícias > Ensaio fotográfico debate o “eu” na desconstrução da imagem

Ensaio fotográfico debate o “eu” na desconstrução da imagem

• Publicado: Quinta, 15 de Março de 2018, 15h53

ppgartes ensaio fotográfico

Nesta sexta-feira, 16, das 14h30 às 19h30, será realizada, no Laboratório 2 da sede do PPGARTES, a instalação do Ensaio Fotográfico “Entre a luz e as trevas: A Percepção do Eu na Desconstrução da Imagem em um Determinado Tempo e Espaço”.  O ensaio é uma produção do professor Augusto Menezes, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará, advinda da disciplina Produção Estética das Linguagens Artísticas, conduzida pelo professor doutor artista Joaquim Netto, da Universidade Federal do Amapá.

O trabalho procura questionar como pensar o “eu” em processo de separação presente na construção fotográfica. Para Menezes, o processo da desconstrução está presente na forma de como o “eu” é conduzido na imagem trabalhada como produção estética, cuja reflexão sinaliza de que forma é esta leitura textualizada, verbalizada e gestualizada.

Para responder a essa provocação, a instalação é composta pelo conjunto de objetos e símbolos em que o foco são 20 fotos. Imagens opacas que almejam o pensar com base na sua própria desconstrução. Assim, Menezes procura ampliar o campo de interpretação, considerando que o campo da arte é o campo das subjetividades.

O artista procura mostrar o processual em uma equação energética que caminha ao lado do afeto. Neste sentido, a percepção das subjetividades é a própria arte de quem a produz e de quem alcança a criação em um dado tempo e espaço.

Instalação do Ensaio Fotográfico “Entre a luz e as trevas: A Percepção do Eu na Desconstrução da Imagem em um Determinado Tempo e Espaço”
Data: 16 de março de 2018
Local: Sede do PPGARTES, Av. Magalhães Barata, 611, Laboratório 2.
Horário: 14h30 às 19h30.

Texto: Divulgação