Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto que combate a violência obstétrica inicia a terceira edição com relato de mulheres atendidas

• Publicado: Segunda, 19 de Março de 2018, 17h46

tranformador 746x423

O “TransformaDor: Parir com Amor, Sem Violência” retoma as atividades nesta quarta, 21, na Unidade Municipal de Saúde da Cremação, às 9h. A iniciativa da Universidade Federal do Pará, que visa combater a violência obstétrica, é executada na rede municipal de saúde desde 2016 e já beneficiou mais de 700 pessoas. Serão priorizados relatos de mulheres atendidas que vão contar suas experiências desde a formação recebida.

Ao longo do ano, serão promovidos encontros quinzenais de formação, que contarão com rodas de conversa, oficinas e mostra de vídeos para explicar o conceito de violência obstétrica, os direitos das grávidas e como as más práticas podem ser denunciadas. “Queremos que a mulher tenha consciência dos direitos que lhe são assegurados para que esse momento seja vivido de forma segura, respeitosa e prazerosa”, explica Edna Barreto, coordenadora do projeto de extensão da UFPA.

Serão abordados os seguintes temas: o que é a violência obstétrica; a importância do pré-natal; as boas práticas de atenção ao parto no combate à violência obstétrica; as fases do trabalho de parto e a melhor hora de procurar a maternidade; o papel do acompanhante; como aliviar a dor com metodos naturais, o pós-parto, a importância da amamentação, entre outros.

Para Roberta Costa, 33 anos, autônoma, que teve sua primeira filha de cesariana sem indicação e vai compartilhar a experiência do seu segundo parto, na próxima reunião, as orientações recebidas no projeto são esclarecedores. “Graças ao projeto, não fui enganada de novo, nem vítima de violência, e fui exigente na escolha da maternidade”.

Edição anterior - No ano de  2017, o TransformaDor foi uma das seis experiências nacionais, sendo a única da Região Norte, reconhecidas como inovadora pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Conselho Nacional de Saúde (CNS). As iniciativas premiadas foram selecionadas no Edital Laboratório de Inovação sobre a Participação Social na Atenção Integral à Saúde das Mulheres, que buscava ações inovadoras na atenção à saúde das mulheres.

A iniciativa, em parceria com a Prefeitura de Belém e com a Residência em Enfermagem Obstétrica da UFPA, conta com uma equipe multi e transdisciplinar que inclui enfermeiras obstetras, doulas, profissionais da educação, residentes em Enfermagem obstétrica da UFPA e alunas de graduação de diversos cursos da Instituição que atuam como voluntárias.

Lançamento da terceira edição do “TransformaDor: parir com amor, sem violência”

Data: 21/03/2018, às 9h
Local: Auditório da Unidade de Saúde da Cremação, na Rua dos Pariquis, 2906
Contatos: 3246-0221 (Unidade de Saúde da Cremação) ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Coordenadora do Projeto)
Saiba mais sobre o projeto de extensão aqui.

Texto: Divulgação