Página inicial > Ultimas Notícias > Facecon realiza Semana do Calouro de Economia

Facecon realiza Semana do Calouro de Economia

• Publicado: Segunda, 19 de Março de 2018, 18h35

ICSA

A Faculdade de Ciências Econômicas (Facecon) da UFPA inicia, nesta terça-feira, 20, a Semana do Calouro de Economia – 2018. Com o objetivo de apresentar o ambiente acadêmico do Curso de Economia aos calouros, a programação conta com orientação acadêmica e de trabalho e palestras sobre economia regional, nacional e internacional. Dividida em dois momentos, a semana ocorre de 20 a 23 de março e nos dias 3 e 19 de abril, somando 30h de carga horária.

Programação - O primeiro dia do evento tem início às 14h30, no auditório do Projeto Newton, com a abertura da semana acadêmica e acolhimento e saudação do corpo docente aos calouros. Depois, às 16h, ocorrerá a Fala Livre de Calouros, seguida pela apresentação da Facecon, feita pelo diretor da Faculdade, professor doutor José Nazareno.

No dia seguinte, às 9h, os alunos serão guiados pelos bolsistas e discentes do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas para conhecerem as instalações do Instituto. Após o tour, das 9h30 às 12h, ocorrerão palestras para introduzir os alunos ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), à Secretaria da Facecon, ao Projeto de Nivelamento em Matemática da Facecon e ao Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE).

Durante a tarde, a partir das 14h30, no Pavilhão de Aula da Facecon (bloco MP), será realizada a apresentação dos Programas/Projetos de Extensão e Pesquisa da Facecon e uma Exposição de Banners. Ao fim do dia, das 16h30 às 18h30, na sala de Multimeios da Faculdade de Administração (FFAD), o analista do Departamento de Economia Itallo Alves ministrará a palestra “Conjuntura Econômica do Estado do Pará”. No dia 22, a programação conta com a Aula magna ”Causas e Consequências Econômicas do Golpe 2016”, às 17h, no auditório do Projeto Newton, e no dia 23, uma visita ao Jardim Botânico da UFPA, às 8h30.

Em abril, o primeiro dia de evento consiste na palestra “Programas de Assistência Estudantil da UFPA”, ministrada por representantes da Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA (SAEST), às 10h, no auditório do ICSA. No último dia da semana acadêmica, o economista e conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE/PA) Edvaldo de Souza ministrará a palestra “O Economista e o Controle Social na Gestão Pública”, às 9h, no auditório do ICSA.

Objetivos e Importância - Segundo o diretor da Facecon, professor doutor José Nazareno, a programação tem o objetivo de introduzir o aluno a temas locais e atuais. Para ele, também é importante mostrar aos calouros o funcionamento estrutural e institucional e as interações com as instituições externas e com toda a sociedade: “Queremos revelar o vasto campo de atuação do profissional economista e quão rica é a profissão”. “Vamos mostrar aos nossos discentes que chegam agora que eles fazem parte dos sonhos da comunidade chamada Facecon e têm muito a contribuir para que, juntos, possamos dar passos firmes para essas conquistas”, afirma o diretor.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Alexandre de Moraes