Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recepciona alunos estrangeiros de graduação e pós-graduação

UFPA recepciona alunos estrangeiros de graduação e pós-graduação

• Publicado: Quinta, 22 de Março de 2018, 08h27

recepção alunos prointer1

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais, PROINTER/UFPA, realizou, na última semana, a recepção dos alunos estrangeiros de graduação e de pós-graduação. Os alunos são participantes do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC), uma iniciativa do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), da Organização dos Estados Americanos (OEA), e do Programa de Estudantes de Convênio de Graduação (PEC-G). Ao total, foram selecionados pelo edital PAEC 2017/2018 61 alunos de 16 países como Colômbia, Peru, Venezuela, México, Honduras, Haiti, entre outros.

O evento contou com a presença do Reitor Emmanuel Tourinho; do Vice-Reitor, Gilmar Pereira da Silva; da Pró-Reitora de Relações Internacionais, Iracilda Sampaio; do Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Edmar Costa; e do Pró-Reitor de Extensão, Nelson Júnior, além dos alunos de Benin, Congo, Jamaica e demais países participantes do PAEC.

O Reitor Emmanuel Tourinho falou da importância de a Instituição receber alunos de outros países que poderão compartilhar suas culturas, enriquecendo, assim, o ambiente universitário. “Nós somos uma universidade brasileira, na Amazônia, que é aberta a todos. Somos uma universidade interessada na interação com todos os povos e com todas as nações. Desenvolvemos laços de cooperação acadêmica e científica com diversos países”, ressaltou.

recepção alunos prointer2

Diversidade e Internacionalização – A UFPA é a instituição brasileira que recebe o maior número de alunos PAEC, contando, atualmente, com cerca de 150 alunos de mestrado e de doutorado. Neste sentido, Emmanuel Tourinho destacou que abrir vagas para alunos estrangeiros faz parte da política para a construção de um ambiente acadêmico mais plural. “Nós queremos uma Universidade cada vez mais diversa, para que este seja um ambiente cada dia mais rico de debate e de construção de um objetivo, que deve ser de todos os povos: construir sociedades mais justas e igualitárias”, completou.

Já a Pró-Reitora de Relações Internacionais, Iracilda Sampaio explicou que proporcionar este tipo de interação aos alunos estrangeiros faz parte do processo de internacionalização da Universidade. “Nós estamos trazendo esses alunos e inserindo um pouco das suas culturas na nossa estrutura de ensino e de pesquisa”, pontuou.

Experiências - A peruana Claudia Bobadilla participou do PEC-G e fez sua graduação na UFPA. Ela se formou em Biomedicina e agora está cursando mestrado pelo PAEC, também na Universidade. “Ter feito uma graduação aqui me abriu muitas portas no meu país quando voltei para lá, por isso decidi fazer o mestrado na UFPA”, afirmou.

Já a equatoriana Leslye Castro, que cursou o mestrado em Engenharia Elétrica pelo PAEC, decidiu continuar estudando na UFPA devido às oportunidades encontradas, não disponíveis no seu país. “No meu país não há doutorado para a minha área, então decidi continuar aqui, pois também gosto da área de pesquisa”, afirmou.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA