Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Pró-reitoria promove minicurso sobre tomada de decisões
Início do conteúdo da página

Pró-reitoria promove minicurso sobre tomada de decisões

  • Publicado: Quarta, 21 de Março de 2018, 14h04

tomada de decisões

O minicurso “Técnicas de tomadas de decisões com enfoque em decisões em equipe” está com inscrições abertas. O evento terá carga horária de 12h e ocorrerá de 09 à 11 de abril, de 14hs às 18hs, no prédio Capacit (sala Tucunduba). O público-alvo são servidores técnico-administrativos e docentes da UFPA que desempenham funções gerenciais.

O minicurso é ofertado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit) e tem como objetivo capacitar os servidores para utilizarem as técnicas necessárias para a tomada de decisão em equipe considerando estratégias de reconhecimento das competências dos integrantes da equipe alinhado ao alcance dos objetivos organizacionais.

O facilitador do curso será Thiago Dias Costa, Doutor em Teoria e Pesquisa do Comportamento e Coordenador do Laboratório de Gestão do comportamento organizacional da UFPA (GestCom). Suas pesquisas são voltadas à implantação do modelo de gestão por competências na administração pública e desenvolvimento de competências gerenciais,  além de ser um dos autores do Guia da Gestão da Capacitação por Competências do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Segundo Thiago, a tomada de decisões em equipe entra em um rol de competências gerenciais que são chamadas de competências comportamentais, como por exemplo gerenciar equipes, tomar decisões em conjunto, solucionar conflitos interpessoais, delegar tarefas. Essas são as que demonstram maior dificuldade deste público, porque nunca foram formados para esse fim, e muitas vezes, estão assumindo posições de chefia agora, então nunca tiveram experiências para desenvolver essas competências anteriormente. A competência que vai ser trabalhada neste curso em particular, a partir dos estudos que são conduzidos no laboratório (GestCom), é uma das que aparece com maior deficiência.

Ao concluir o curso, os participantes deverão ser capazes de trabalhar e gerenciar por meio das funções e competências, sabendo organizar fluxos de informação e comunicando-se com honestidade e efetividade. Saberá também orientar e desenvolver pessoas, gerenciar e estimular o conflito construtivo, negociando para construir confiança e chegar a um consenso durante uma tomada de decisões em equipe.

Inscrições - Os interessados em participar do curso devem realizar sua inscrição pelo SIGRH até o dia 27 de março. Estão sendo disponibilizadas apenas 20 vagas, assim, caso o número de inscritos ultrapasse isso, para a seleção serão considerados os critérios estabelecidos no Plano de Ações de Capacitação-PAC, que pode ser consultado aqui.

Texto : Juliane Nascimento – Ascom PROGEP
Arte: Ascom PROGEP

registrado em:
Fim do conteúdo da página