Página inicial > Ultimas Notícias > Progep moderniza sistema e traz mais eficiência e qualidade de serviços na gestão de pessoas

• Publicado: Quinta, 22 de Março de 2018, 06h51

20.03.2018 capacit Nayana Batista 2

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) da Universidade Federal do Pará (UFPA) apresentou diversas modernizações que devem proporcionar a maior eficiência e qualidade dos serviços da área de gestão de pessoas. O evento, nesta terça-feira, 20, ocorreu no auditório da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit) e contou com a presença de gestores e Coordenadores de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGAs) das unidades acadêmicas e administrativas da Universidade.

Na oportunidade, foram prestadas orientações acerca do módulo web férias e do módulo requerimento do SIGEPE, que permitirá ao servidor fazer sua marcação de férias, assim como solicitar alguns requerimentos de modo on-line, diretamente na plataforma do governo; também foi apresentado o módulo de portarias (SIPRO), disponível no site da Progep a partir de 1º de março, que possibilitará a automatização desde a emissão até a assinatura da portaria, representando um avanço ao permitir que o servidor e o gestor acompanhem os processos com mais eficácia, agilidade e transparência.

A pró-reitora de desenvolvimento e gestão de pessoal em exercício, Cleide Raiol, explica que essa modernização no sistema trata da informatização dos processos. De acordo com ela, a partir de agora os servidores vão poder fazer os requerimentos e acompanhar os processos com mais eficácia e transparência “Nós vamos potencializar o sistema que já temos, melhorando os módulos e os serviços que ele possui”, afirma.

Cleide detalha que inicialmente, os módulos de portarias e de requerimentos serão implementados gradualmente, e os demais módulos do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) também serão atualizados. “É um sistema do Governo Federal que outros órgãos federais já utilizam e, a partir de agora, nós também vamos utilizar para agilizar os processamentos”, diz.

Segundo a diretora de Gestão de Pessoal, Denize Aguiar, a modernização dos processos possibilitará a descentralização dos serviços oferecidos pela Progep . De acordo com a diretora, praticamente todos os processos ficam concentrados na Pró-Reitoria, o que, em alguns caso, torna o tempo de resposta maior, gerando,  ainda, um alto índice de tramitação de processos. “Agora o servidor vai poder saber as informações do seu processo na sua própria unidade ou Campus, sem necessariamente precisar se deslocar até a Progep”, explica.

Denize ressalta, ainda, que outra vantagem do novo sistema é a redução de custos com material de consumo, como papel, tonner. Ela diz que os processos serão inteiramente informatizados, não haverá mais a necessidade de imprimi-los. “Nós estamos com uma grande dificuldade de arquivar os processos, pelo volume de papel, então informatizar é uma solução”, completa.

Para consultar ou acompanhar as portarias, o servidor deve acessar o link e escolher a forma de pesquisa. Todas as portarias emitidas a partir de 1º de março já podem ser acompanhadas pelo módulo. As emitidas anteriormente, estarão disponíveis para consulta na seção “Boletim de Pessoal” no site da Progep.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Nayara Batista