Página inicial > Ultimas Notícias > Impactos ambientais em Barcarena são foco de estudo de grupos de pesquisa da UFPA e UEPA

• Publicado: Quinta, 22 de Março de 2018, 07h05

Barcarena CAPA1

Em reunião entre os coordenadores dos grupos de pesquisa da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizada no último dia 19 de março, foi firmado um acordo de cooperação técnica-científica. O foco do acordo é realizar estudos nas comunidades afetadas pelos impactos ambientais gerados pelas atividades da empresa Hydro.

Barcarena 373x212O Grupo de Pesquisa Avaliação Ambiental de Grandes Projetos na Amazônia (GAAGPAM), da UFPA, coordenado pelo professor doutor André Farias,desenvolve hácinco anos pesquisas sobre os impactos dos grandes projetos em Barcarena com a  abordagem das ciências sociais. Através desse acordo com o grupo de pesquisa Tecnologia Agroindustrial e Ciências Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (UEPA),coordenado pela Prof.ªMs.ª Rosa Helena Cruz,os estudos avançam para o monitoramento dos impactos na água e no solo.

Para o professor André Faria, "a ideia avançar nas análises dos impactos ambientais agregando pesquisas da área das ciências sociais, economia, ciências política, ciências humanas e das ciências exatas e naturais-físicas, química e biologia. Então será estabelecido um trabalho interdisciplinar".

O acordo conta com a parceria dos cursos de química e física do Campus UFPA de Barcarena, através do professorMarcos Santos;  com o Laboratório de Química, coordenado pela professoraMaricelyUria Toro;e com a professora Maria de Lourdes Soares Oliveira;do Laboratório de Microbiologia da UEPA, que ficaram responsáveis pelas análise da água e solo.

Barcarena 373x212 3Coletas - Rosa Cruz e um grupo de alunos realizaram, na última semana, coleta da água e do solona comunidade de Burajuba, uma das mais afetadas pelos impactos ambientais causadas pelo acidente da Hydro, em Barcarena.  Segundo a professora para a coleta da água priorizou-se as áreas de poço aberto, que são as que a população culturalmente utiliza e onde serão realizadas análises químicas e microbiológicas. A partir das análises os grupos irão apresentar os resultados para as comunidades e para o poder público.

Texto: Beatriz Aviz – Assessoria NUMA