Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA sedia I Fórum de Secretários Executivos das IFES do Pará

UFPA sedia I Fórum de Secretários Executivos das IFES do Pará

• Publicado: Quinta, 22 de Março de 2018, 14h31

Fórum IFES

Com o objetivo de discutir temas voltados à atuação profissional do secretário executivo no contexto das instituições, a UFPA sediou o I Fórum de Secretários Executivos das IFES do Pará, realizado na última quinta-feira, 16, no Auditório do CAPACIT. O evento foi promovido pelo Grupo dos Secretários Executivos da Universidade Federal do Pará, em parceria com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep).

A abertura do evento contou com a participação do Reitor Emmanuel Tourinho; da Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal em exercício, Cleide do Nascimento Raiol; e do Secretário Executivo da UFPA, Raul Vitor Oliveira Paes. Foram realizadas palestras e mesas-redondas sobre temas importantes para a carreira dos profissionais no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Fórum IFES1Em seu pronunciamento, o Reitor ressaltou o papel preponderante dos secretários executivos na Universidade. "É uma função para a qual precisamos ter pessoas qualificadas que compartilhem a história da Instituição e tenham a capacidade de entender e gerir informações fundamentais para o funcionamento da Universidade. No que depender da UFPA, os secretários executivos terão sempre o reconhecimento e o apoio para que possam cumprir com excelência as suas funções", assegurou.

Participação - Com um público participante formado majoritariamente por secretários executivos da UFPA, UFRA, UFOPA, UNIFESSPA e IFPA, Cleide Raiol elogiou a oportunidade proporcionada por esta iniciativa: "A PROGEP avalia como extremamente positivo o surgimento de um espaço de debate e de proposição, como o foi o I Fórum de Secretários Executivos das IFES do Pará. São profissionais que se credenciam como parceiros da Pró-Reitoria na busca de melhorias dos processos de gestão da UFPA", declarou.

Importância - "O Fórum foi muito proveitoso, por abordar questões como panorama profissional, a capacitação e a própria ênfase na pesquisa. Isso foi um ponto positivo para incentivar a atuação do secretário nas instituições de ensino e a valorização do profissional", frisou a Secretária Executiva da UFRA, Daniela Lima.

A Secretária Executiva do Instituto de Geociências da UFPA, Michela Mendes, também avaliou como muito proveitosas as discussões oportunizadas pelo Fórum. "Achei o evento produtivo e importante. Os temas abordados foram relevantes e oportunos. Creio que este fórum contribuiu para o fortalecimento da categoria", completou.

Texto e fotos: Assessoria Progep