Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Progep finaliza 3º ciclo do Mapeamento de Competências da UFPA
Início do conteúdo da página

Progep finaliza 3º ciclo do Mapeamento de Competências da UFPA

  • Publicado: Sábado, 24 de Março de 2018, 11h12

OFICINA UFPA

Foi finalizada, na primeira quinzena de março deste ano, a entrega dos relatórios nominais e individualizados por Unidades, referente ao 3º ciclo do Mapeamento de Competências (MAPEC) da UFPA. A relação das Unidades que receberam os relatórios pode ser consultada clicando aqui. O 3º ciclo de Mapeamento de Competências da UFPA, iniciado no 2º semestre de 2015, é um marco para a sistematização entre a Avaliação de Desempenho por Competências e o levantamento das necessidades de capacitação dos servidores.

Etapas - O processo foi dividido em duas fases. Na 1ª etapa, realizada no período de 29/09/2015 a 06/10/2016, das 60 Unidades da UFPA, 45 encaminharam representantes para as Oficinas que validaram as competências transversais. Já na 2ª etapa, feita entre o período que compreendeu 15/03/2017 a 12/04/2017, o mapeamento foi individual, por meio do sistema informatizado de Gestão por Competências, em parceria com o Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (GESTCOM), e dos 2.891 servidores (técnicos-administrativos e docentes ocupantes de cargo de gestão), 1.935 responderam integralmente; e 36, parcialmente (Não enviados e Rascunho salvo). O número total corresponde a 66% de participação do público-alvo total.

Assim, com as oficinas focais e com os dados dos respondentes, o cálculo da Lacuna foi realizado. Além disso, as informações fornecidas pelos servidores foram sistematizadas em relatórios, com indicadores dos graus de lacunas de capacitação e, ainda, com as competências específicas das unidades, já identificadas nas oficinas de mapeamento de 2016. Hoje, é possível gerar relatórios por unidade participante, considerando as informações prestadas pelos seus próprios servidores.

De posse desses resultados, as Unidades da UFPA podem administrar estrategicamente formas de diminuição das lacunas apresentadas, uma vez que as lacunas mais apontadas das competências serão transformadas em eventos de capacitação.

Houve um avanço no processo de mapear competências transversais na UFPA, uma vez que mesmo não tendo a Unidade sido representada na 1ª etapa do 3º ciclo do MAPEC, os servidores lotados em 10 Unidades não mapeadas responderam ao questionário individual fornecendo subsídios aos gestores para implementar melhorias nas Unidades por meio da diminuição de lacunas individuais dos servidores, ressalta Rosana Chagas, presidente da comissão de mapeamento de competências.

Eventos futuros - Com o objetivo de capacitar o gestor na compreensão dos usos do relatório do Mapeamento de Competências, assim como no planejamento da execução dos recursos de capacitação das unidades da UFPA para o ano de 2018, serão realizadas, no período de 23 a 27 de abril, no Capacit, duas oficinas que se complementam: Oficina de Planejamento de Execução das Atividades de Capacitação das Unidades, horário 08h às 12h; Oficina de Aplicação dos Resultados do 3º Ciclo de Mapeamento de Competências da UFPA, horário 14 às 18h.

As inscrições para as oficinas já estão abertas, e os interessados devem realizá-la pelo site do SiGRH. Após efetuar o login no sistema, o servidor deverá clicar no menu “Capacitação”, consultar as turmas abertas, e realizar sua inscrição no evento desejado. O público-alvo das oficinas são os servidores técnico-administrativos e docentes com função gerencial, em especial os servidores cuja a atividade tenha autonomia para deliberar sobre o planejamento e a execução orçamentária de capacitação da Unidade, solicitar/autorizar alocação de servidor, elaborar o plano de trabalho individual do servidor, planejar futuros concursos, criar demandas para melhoria de planos de carreira.

Serviço:
Oficina de planejamento de execução das atividades de capacitação das unidades
Data: 23/04 a 27/04, de 08h às 12h.
Local: Sala Tucunduba do Prédio do Capacit
Público-alvo: Servidores da UFPA com função gerencial
Ministrante: Cleonildo Nahum

Oficina de aplicação dos resultados do 3º ciclo de Mapeamento de Competências da UFPA
Data: 23/04 a 27/04, de 14h às 18h
Local: Sala Tucunduba do Prédio do Capacit
Público-alvo: Servidores da UFPA com função gerencial
Ministrante: Rosana Chagas

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (91) 3201-8092/ 8093

Texto e arte: Assessoria Progep

registrado em:
Fim do conteúdo da página