Página inicial > Ultimas Notícias > Observatório de Conflitos Urbanos discute soluções para o aterro sanitário de Marituba

• Publicado: Segunda, 26 de Março de 2018, 15h35

Aterro Sanitário Marituba

Será promovido nesta quinta-feira, 29 de março, o seminário "Lixão de Marituba: o que fazer?". O evento é uma iniciativa do Observatório de Conflitos Urbanos de Belém, projeto de extensão vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o "Fórum Permanente Fora Lixão". O evento é gratuito e não há a necessidade de inscrição prévia.

O objetivo do seminário é avaliar os efeitos nocivos do lixão de Marituba e, com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos, propor soluções para o problema. “Além de denunciar as irregularidades ambientais e sociais do Aterro Sanitário de Marituba, o seminário pretende, também, centrar debates sobre a possibilidade de medidas efetivas para resolver o drama da população, tanto a que vive nas redondezas do lixão, que sofre cotidianamente com o forte odor e a poluição, quanto a população de toda a grande Belém, que ainda não se conscientizou da iminência do desastre que ameaça a região”, explica o professor Rodrigo Peixoto, organizador do evento.

Programação - A programação do seminário começa às 8h30, com uma mesa composta pela professora Risete Maria Queiroz Braga, da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA, e também representantes da comunidade local. À tarde, a mesa será composta por Rodrigo Leitão, representante do Fórum Permanente Fora Lixão; Marcela Ferreira de Melo, promotora de justiça; e pelas vereadoras Sandra Chagas e Marinor Brito.

“O seminário pretende alargar o debate, chamando a atenção da mídia local e nacional para o enfrentamento do problema. As pessoas que compõem as mesas do seminário se pronunciarão a partir dos seus respectivos pontos de vista sobre o problema do lixão e como resolvê-lo. Após as falas dos membros da mesa, será aberto o debate para o público presente no auditório”, destaca o professor Rodrigo.

Seminário "Lixão de Marituba: o que fazer?"

Data: quinta-fera, 29 de março de 2018
Horário: de 8h30 às 18h (com intervalo para almoço)
Local: Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)
O evento é gratuito e não há a necessidade de inscrições.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google