Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Representantes de Instituições Públicas de Ensino de todo Brasil discutem em Belém os rumos do Parfor
Início do conteúdo da página

Representantes de Instituições Públicas de Ensino de todo Brasil discutem em Belém os rumos do Parfor

  • Publicado: Terça, 27 de Março de 2018, 15h13

FORPARFOR ARTE 1

Pela primeira vez o Pará vai sediar a reunião nacional do Fórum dos Coordenadores Institucionais do Parfor (ForParfor), que será realizado nos dias 4, 5 e 6 de abril, na Universidade Federal do Pará (UFPA) campus Belém. O evento reúne representantes de Instituições Públicas de Ensino (IPES) de todo Brasil para discutir os rumos do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor).

De acordo com a organização do evento, além dos coordenadores do programa nas instituições de ensino, participam do evento secretários de educação e pessoas envolvidas com a formação docente. “Vamos discutir políticas para a formação docente em exercício da Educação Básica e cumprimento da Meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata sobre a formação de professores. O tema é importante diante dos novos rumos que vem tomando a política de formação docente no cenário contemporâneo”, afirma a professora doutora Josenilda Maués, presidente do FarParfor e coordenadora-adjunta do Parfor UFPA.

Programação - A programação inicia-se na quarta-feira (4), às 16h, com a conferência de abertura “Plano Nacional de Formação de Professores/ PARFOR: balanço e perspectivas”, com professor doutor Carlos Lenuzza (diretor de Formação de Professores da Educação Básica – DEB/ Capes/ MEC).

No segundo dia (5), das 9h às 10h15 será ministrada a palestra “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto das políticas para a Educação Básica”, pela professora doutora Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec. De 10h30 às 12h30 haverá a mesa-redonda “Política Nacional de Formação de Professores e cumprimento da Meta 15 do PNE”, com a professora doutora Lucília Augusta Lino (ANFOPE) e representantes da UNDIME e CONSED. Durante a tarde, haverá o painel “Apresentação das Regionais do ForParfor”, das 14h às 18h, com os coordenadores das regionais como debatedores. Às 19h será realizada uma programação cultural.

No terceiro e último dia (6), às 9h, será realizada a mesa-redonda “A formação docente por meio das licenciaturas interdisciplinares e intelectuais”, com o professor doutor José Alessandro Cândido (UFAC); professora doutora Adria Simone Duarte de Souza (UEA) e professora doutora Zélia Amador (UFPA).  Das 14h às 16h serão repassadas orientações aos coordenadores sobre a política de bolsas para o Parfor com a ministrante Paloma Siqueira Fonseca, coordenadora de apoio à valorização da formação docente (DEB/Capes). Às 16h será realizada a assembleia geral e aprovação da carta de Belém e demais encaminhamentos do grupo.

Serviço:
VII Reunião do ForParfor
Data: de 4 a 6 de abril
Local: UFPA - Auditório da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), Campus Básicoda UFPA - Guamá.

Texto: Thais Rezende – Assessoria Parfor
Arte: Divulgaçãoi                                   

registrado em:
Fim do conteúdo da página