Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Professor da UFPA dá dicas de economia na semana santa
Início do conteúdo da página

Professor da UFPA dá dicas de economia na semana santa

  • Publicado: Terça, 27 de Março de 2018, 15h04

Semana Santa

É páscoa! Família reunida. Ovos e outras gostosuras de chocolate são protagonistas e enfeitam a mesa esperando o momento para serem distribuídos. E os gastos? Como fica o orçamento na preparação da semana em que se festeja a ressurreição de Jesus Cristo? As pessoas conseguem economizar na hora de comprar o peixe ou o ovo de páscoa?

Os dois produtos mais consumidos neste período não são baratos e fazem com que as pessoas pensem em alternativas para fugir dos altos custos. Enquanto alguns já têm endereço certo na hora de comprar, outros ainda buscam por onde começar.

Segundo o professor da Faculdade de Economia da UFPA, Hélio Mairata, apesar de alguns produtos serem substituídos, a alimentação, na páscoa, é responsável pelos maiores gastos. “O pai da família não consome bebidas alcoólicas na semana santa, então já economiza e pode usar este recurso para comprar o chocolate. A alimentação encarece um pouco porque as pessoas preferem o consumo de peixe, que nessa época do ano fica com preços bem elevados. Independente da recomendação da Igreja há uma queda considerável na venda da carne de boi e de porco.”

De acordo com o especialista, a fabricação artesanal de ovos e bombons de chocolate movimenta a economia do estado mais do que o comércio formal. “Uma dona de casa com uma demanda de dois mil ovos não consegue trabalhar sozinha, então ela contrata mais duas ou três pessoas para ajudarem, isso é normal e movimenta a economia do estado”, ressalta.

O economista diz, ainda, que a melhor maneira de economizar durante a páscoa é dar preferência para esses produtos, que ficam com preços mais acessíveis. “Os produtos artesanais são mais em conta porque não pagam frete, seguro sobre o frete, ICMS, despesas de supermercado e a margem de lucro é mais baixa. Não é difícil localizar pessoas que confeccionam e existem igrejas católicas e feiras que também reúnem vendedores”, orienta.

O cacau – O Pará é o maior produtor de cacau do Brasil e sua produção está concentrada nessa época do ano na região Transamazônica. Nessa época do ano a alta no preço do chocolate é atribuída à demanda elevada, mas também ao custo da produção do cacau no período de chuva.

Turismo – A economia turística do estado no período da páscoa também é incentivada pelas visitas às igrejas e templos religiosos. As encenações da Paixão de Cristo atraem multidões e movimentam as igrejas e associações que se preparam, durante meses, para apresentar, cada vez mais, espetáculos que atraem milhares de pessoas.

Texto: Vagner Mendes - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página