Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Congresso Internacional Multidisciplinar da Amazônia seleciona monitores para o evento
Início do conteúdo da página

Congresso Internacional Multidisciplinar da Amazônia seleciona monitores para o evento

  • Publicado: Quarta, 28 de Março de 2018, 15h29

https 2F2Fcdn.evbuc.com2Fimages2F400152012F1612893733722F12Foriginal

A divulgação da Amazônia será o elo entre as principais universidades públicas da região Norte, entre os dias 13 e 16 de setembro de 2018, no I Congresso Internacional Multidisciplinar da Amazônia (CIMA). O evento recebe inscrições de acadêmicos de cursos de graduação e pós-graduação das universidades UFRA, UEPA, UFPA, UFOPA e Unifesspa, até esta sexta-feira, 30 de março, para atuarem como monitores do evento.

Juntando diversas áreas do conhecimento, como ambiental, jurídica, social, artística e gastronômica, o CIMA tem como objetivos divulgar a Amazônia e unificar as universidades públicas do Norte. Além da participação de especialistas da região, como representantes da Justiça Federal e Estadual, também estarão presentes profissionais de outros países, como os reitores de Universidades da Espanha e da Itália, para discutir as diversas temáticas que envolvem o território.

Segundo a coordenadora cultural do evento, professora Alessandra Lopes, buscam-se soluções para os problemas enfrentados atualmente na Amazônia, aliando os setores de ensino, pesquisa e extensão das universidades. “Por meio dos participantes, de diversas áreas do conhecimento, estamos construindo as temáticas de interesse sobre o assunto, por exemplo, como estão sendo desenvolvidas pesquisas na região amazônica, como nós enxergamos problemas legais relacionados a crimes, pedofilia, maus tratos a idosos; realmente é um congresso multidisciplinar”, destaca.

Monitoria – A coordenação cultural e científica do Congresso Internacional Multidisciplinar da Amazônia (professores Alessandra Lopes e Werner Terrazas, da UEPA, irá selecionar discentes das universidades participantes para atuarem como monitores no evento, segundo o edital. A monitoria destina-se a alunos que tenham interesse e aptidão para a gestão de eventos acadêmicos e científicos, ou que desejam experimentar atividades no campo de atuação.

São pré-requisitos exigidos de um monitor do CIMA estar devidamente matriculado em um dos cursos de graduação e pós-graduação da UFRA, UEPA, UFPA, UFOPA e Unifesspa ou; cursar, obrigatoriamente, do terceiro ao nono semestre do curso no qual esteja matriculado; estar devidamente cadastrado no evento, por meio do formulário de inscrição; ter disponibilidade para participar das reuniões e atividades preparatórias; e participar ativamente do processo de organização e execução do evento.

As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas no site do CIMA, até o dia 30 de março de 2018. A primeira reunião, de caráter eliminatório, acontece no dia 10 de abril, ás 9h, no Auditório do Espaço Inovação no Prédio do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT-Guamá), onde será apresentado o projeto do evento e realizada a pré-avaliação dos candidatos conforme suas habilidades e interesses.

“Nós estamos recebendo as inscrições dos alunos, onde eles apresentam suas informações básicas e habilidades, para que possamos alocá-los em atividades de divulgação, organização, comunicação do evento. O objetivo é trazer o máximo de alunos para agregar conhecimento; esse serviço à sociedade com a participação e a presença deles não só como alguém que vai ser ouvido, mas ali como atores na construção do evento”, completa Alessandra Lopes.

A divulgação da seleção dos monitores será feita pelo site do CIMA, no dia 1° de maio de 2018. Os alunos selecionados irão trabalhar no período de maio a setembro de 2018.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página