Página inicial > Ultimas Notícias > Trópico em Movimento oferta curso sobre mercado mundial, estado nacional e futuro da Amazônia

• Publicado: Quarta, 28 de Março de 2018, 15h57

capa curso site

O Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), da Universidade Federal do Pará (UFPA), abre inscrições para o Curso Interdisciplinar e Interinstitucional "Mercado Mundial, Estado Nacional e o Futuro Incerto da Amazônia no Século XXI", coordenado pelo professor doutor em Sociologia, Política e História da Economia, Thomas Mitschein. As inscrições ocorrem até o dia 8 de abril, por meio de formulário, que deve ser preenchido on-line. Após a inscrição, o candidato deverá enviar se currículo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O curso analisa de forma sistemática a articulação entre as lógicas produtivas, na esfera econômica (Mercado Mundial), esfera politica (Estado nacional) e esfera ecológica (Ecorregião). O objetivo principal é o de discutir os gargalos estruturais das propostas de desenvolvimento sustentável na Amazônia, uma região que está integrada no sistema politico econômico global.

Abordará os seguintes temas: modalidades da constituição de um sistema político-econômico mundial que, desde a expansão mercantil do capital mercantil europeu, inseriu "todas as civilizações num único movimento histórico" (Darcy Ribeiro); o mercado mundial e a politização do desafio desenvolvimentista entre os late comers, depois do grande salto industrial da Inglaterra; especificidades da trajetória histórica da América Latina; a reinvenção da Amazônia – ponto de partida para o Brasil se reorganizar no século XXI.

Público - Poderão se inscrever, alunos de pós-graduação e técnicos de nível superior da UFPA, em qualquer área do conhecimento da UFPA e público externo (alunos matriculados em curso de pós-graduação ou portadores de diploma de nível superior, em qualquer área do conhecimento, vinculados a órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, empresas privadas e/ou Organizações Não Governamentais).

Vagas - Serão ofertadas 30 vagas (15 para alunos de pós-graduação e técnicos da UFPA e 15 para o público externa) e o curso terá carga horária de 60 horas. Alunos de pós-graduação aprovados poderão requerer os Créditos (04) correspondentes. Os demais receberão certificado de participação. A seleção ocorrerá com as seguintes etapas: análise do curriculum vitae e das razões de interesse em realizar o curso e entrevista com o coordenador, caso necessária.

A lista com os candidatos pré-selecionados para a entrevista será divulgada on-line pelo site e redes sociais do Trópico em Movimento no dia 10 de abril. O Período de realização do curso ocorrerá entre os dias 14 de maio a 29 de junho, às segundas e quartas-feiras, das 08:30h às 12:30.

Metodologia - O Curso se dará na forma de aulas expositivas, conferências de professores convidados, workshops. Além disso, haverá sessões de estudos dirigidos. No decorrer do curso, os alunos serão divididos em grupos ocupados no desenvolvimento de temas determinados, incumbidos, eles mesmos, de levantar dados importantes para sua própria reflexão temática, adicionais aos ofertados pela coordenação do curso.

Inscrições para o Curso Interdisciplinar e Interinstitucional "Mercado Mundial, Estado Nacional e o Futuro Incerto da Amazônia no Século XXI"
Data: até o dia 8 de abril
Inscrição no site do programa
Confira o Edital aqui.