Página inicial > Ultimas Notícias > Pró-reitoria de Extensão promove Multicampiartes e Caravana Cultural no Campus de Abaetetuba

• Publicado: Quarta, 28 de Março de 2018, 16h09

MulticampiArtes Abaetetuba CAPA

O Campus de Abaetetuba recebeu a primeira edição 2018 do Multicampiartes e Caravana Cultural, organizado pela Diretoria de Arte, Cultura Esporte e Lazer (Dacel) da Pró-reitoria de Extensão/UFPA. O evento ocorreu entre os dias 19 e 23 de março. A programação levou à comunidade universitária e à sociedade abaetetubense oficinas de fotografia, teatro de rua, figurino, canto popular, coreografia - cultura popular e políticas públicas de cultura a qual proporcionou conhecimento, cultura e lazer aos participantes.

MulticampiArtes Abaetetuba2 373X212De acordo com o coordenador da oficina de coreografia-cultura popular, Paulo Murilo, "foi gratificante a experiência de ter participado desse projeto que leva a cultura das quadrilhas e de seus puxadores, a dança do carimbó regional e seus ritmos aos alunos, de forma integrada com a música e o teatro."

O evento contou com a presença do reitor Emmanuel Tourinho; do vice-reitor Gilmar Silva; do pró-reitor de extensão, Nelson Souza Junior; da pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, em exercício, Cleide Raiol; da pró-reitora de Planejamento, Raquel Borges; do pró-reitor de Administração, João Cauby; do pró-reitor de Ensino de Graduação, Edmar Costa; da diretora de registro acadêmico (CIAC), Julieta Jatahy; e da procuradora Fernanda Monte Santo.

MulticampiArtes Abaetetuba01 373X212O reitor Emmanuel Tourinho parabenizou a equipe do professor Miguel Santa Brígida, diretor da Dacel, pela coordenação e organização do evento e, também, os colaboradores pelo trabalho desenvolvido, em especial agradeceu ao professor Sebastião Martins, diretor do Campus de Abaetetuba  e toda sua equipe; a Prefeitura Municipal de Abaetetuba; a secretária de Educação do município, Maria do Socorro Figueiredo. O reitor enfatizou, ainda, a importância da realização Multicampiartes e Caravana Cultural nos campi da UFPA.

MulticampiArtes Abaetetuba3 373X212Ainda dentro da programação do Multicampiartes, ocorrem também a posse do “Conselho Municipal de Políticas Públicas de Cultura de Abaetetuba” dentro da Conexão Cultural que integra evento.

Homenagem - Na da programação houve a homenagem, feita pelo coordenador artístico e cultural João de Castro Ribeiro, ao poeta, escritor e professor João de Jesus Paes Loureiro, que, emocionado, agradeceu e falou à plateia sobre "a importância da educação transmitida pelos seus pais, do respeito e do amor ao próximo, que são fundamentais para uma sociedade justa e harmônica."

MulticampiArtes Abaetetuba4 373X212Espetáculo - A noite se encerrou com a apresentação do espetáculo “Filhos do Boto”, dirigido pelo professor Jaime Amaral e o Corpo de Dança da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA).

Próximos eventos – A Diretoria de Arte Cultura Esporte e Lazer (Dacel) já tem em sua programação a realização do próximo Multicampiartes, que será no Campus de Capanema, no mês Maio, com a realização de oficinas e conexões culturais.

Texto: Derciane Figueiredo – Relações Públicas da Proex / UFPA
Fotos: Vânia Nogueira / DACEL / Proex