Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Representantes dos continentes discutirão em Belém uso sustentável da biodiversidade e diretos de povos indígenas e tradicionais
Início do conteúdo da página

Representantes dos continentes discutirão em Belém uso sustentável da biodiversidade e diretos de povos indígenas e tradicionais

  • Publicado: Quinta, 29 de Março de 2018, 15h07

Belém mais 30

Os direitos dos povos indígenas e populações tradicionais e o uso sustentável da biodiversidade estarão em destaque em Belém, no período de 07 a 10 de agosto de 2018. Denominado “Belém+30”, o maior evento na área vai reunir o XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia, o XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia e a I Feira Mundial de Sociobiodiversidade, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. O evento, realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), é promovido pela Sociedade Internacional de Etnobiologia (ISE) e Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE).          

O Belém+30 vai reunir participantes de todos os continentes, incluindo pesquisadores acadêmicos, representantes de ONGs e agências de governos, ativistas, líderes e representantes de povos indígenas e comunidades tradicionais de diferentes países, além de estudantes de todos os níveis de formação. Os membros das duas sociedades participantes (ISE, SBEE) incluem profissionais de todas as áreas do conhecimento, sobretudo antropólogos, arqueólogos, linguistas, biólogos e ecólogos de reconhecida liderança nas suas respectivas disciplinas, e que representam diversas abordagens teóricas e metodológicas.

No encontro, que terá a participação de povos indígenas, populações tradicionais, pesquisadores e a população em geral, os participantes irão socializar os avanços científicos, éticos e jurídicos, ao longo das últimas três décadas, relacionados ao conhecimento ecológico tradicional dos povos indígenas. O evento também vai debater e alertar sobre as grandes ameaças atuais à sociobiodiversidade do planeta.

XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia - Trinta anos após a primeira edição, ocorrida em 1998, o Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia voltará à Belém. No primeiro evento, foi elaborada a Declaração de Belém por pesquisadores das ciências sociais e naturais, ambientalistas e representantes indígenas de 25 países, que se encontraram para discutir as principais precupações da época, incluindo o desaparecimento de florestas tropicais e outros ecosistemas, a ameaça de extinção a diversas espécies de plantas e animais e, ainda, a perturbação e destruição de culturas indígenas ao redor do mundo.

O documento reconheceu a conexão entre a diversidade biológica e cultural, destacando o papel fundamental dos povos indígenas e comunidades tradicionais para a conservação ambiental do planeta e chamando atenção para os processos mútuos de ameaça aos povos tradicionais, suas culturas e aos territórios onde eles habitam física e simbolicamente. Além disso, o Congresso, realizado há 30 anos, resultou na criação da Sociedade Internacional de Etnobiologia-ISE, que desde então, a cada dois anos, promove eventos mundiais em diferentes países, incluindo China, Índia, Peru, Canadá, França, Butão e Uganda.

Temática - Em 2018, com o tema central "Belém +30. Os direitos dos povos indígenas e populações tradicionais e o uso sustentável da biodiversidade três décadas após a Declaração de Belém”, o XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia vai comemorar os 30 anos da ISE e, principalmente, refletir sobre as repercussões da Declaração de Belém, trinta anos depois.

O evento celebrará os avanços nas pesquisas desenvolvidas mundialmente em etnobiologia e etnoecologia, em consonância com os interesses dos povos indígenas e, ao mesmo tempo, pretende debater sobre os novos desafios para os direitos dos povos indígenas e outras comunidades tradicionais e as ameaças atuais à conservação e uso sustentável da sociobiodiversidade.

Programação - Em quatro dias de evento, o público poderá participar de palestras magnas de diversos especialistas e lideranças indígenas renomadas, como o cacique Raoni, do povo Caiapó. Também serão realizadas sessões acadêmicas organizadas em torno dos eixos temáticos do evento que são: Conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade: aspectos jurídicos, éticos e econômicos; Mudanças globais: percepções e ações locais; Sociobiodiversidade e segurança alimentar; Ecologia histórica e a ontologia de paisagens; Medicina tradicional, cosmologia e biodiversidadeManejo e conservação da biodiversidade: diálogos de saberes e experiências.

A programação inclui, também, mesas de trabalho, sessão de pôsteres com prêmios para as melhores contribuições, e, ainda, a primeira feira mundial com produtos da sociobiodiversidade. Haverá programação cultural com danças e artes dos povos e comunidades tradicionais, e uma exposição no Museu Emílio Goeldi sobre o legado do antropólogo Darell Posey, pioneiro na etnobiologia no Brasil e na organização do primeiro congresso em 1988.

Inscrições - O prazo para submissão de propostas para sessões organizadas, oficinas, mini- cursos, lançamento de livros e festivais temáticos de filme encerrou no dia 20 de fevereiro de 2018. Já as submissões individuais (apresentações orais, pôsteres, filmes, performances) seguem até o dia 15 de abril de 2018. Não é necessário fazer a inscrição para submeter propostas. As submissões devem ser feitas no site do evento. As inscrições para participantes também já estão abertas, no mesmo site, e o prazo com desconto especial encerra no dia 30 de abril.

Serviço:
Belém + 30
XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia 
XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia
I Feira Mundial da Sociobiodiversidade
Data: 07 a 10 de agosto de 2018
Local: Hangar Centro de Convenções da Amazônia, Belém – Pa
Submissões de trabalhos individuais: até 15 de abril
 Inscrições com descontos especiais: até 30 de abril.
Mais informações acesse www.ise2018belem.com.

Texto e arte: Divulgação   

registrado em:
Fim do conteúdo da página