Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos da UFPA fazem sucesso na internet com páginas bem humoradas e alcançam milhões de curtidas

• Publicado: Sexta, 30 de Março de 2018, 09h48

engenheiro sincero

Se você gosta de visualizar e compartilhar conteúdos engraçados nas redes sociais, provavelmente já esbarrou com alguma publicação das páginas “Este é Alguém” ou “Engenheiro Sincero”. Além do humor, o que ambas têm em comum é a origem: as salas de aula da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Depois de ser marcado repetidamente por amigos em postagens nas redes sociais, Victor Nogueira, criador da página “Este é Alguém”, pensou em criar memes de personagens com nomes comuns. A fórmula, apesar de simples, já rendeu à página um total de 5,5 milhões de curtidas.

“Eu pensei que seria legal criar uma série de tirinhas com personagens de nomes comuns e fazer brincadeiras sobre o cotidiano. Se eu começar uma tirinha com ‘Esta é a Mariana, Mariana fez tal coisa…’ instantaneamente todo mundo que conhece uma Mariana vai marcar ela na postagem, as vezes nem pela piada em si, mas por conta do nome. Outras pessoas simplesmente vão se identificar com a piada e interagir com a postagem”, conta o estudante.

Já a página “Engenheiro Sincero”, fundada há seis anos por Yhonan Arnaud e Maurício Ferreira, possui um público mais específico. Mesmo assim, o canal de humor voltado aos estudantes e engenheiros tem a maior movimentação do país em comparação a outras com a mesma temática no Facebook. A página já conta com mais de 1,8 milhão de curtidores e, de acordo com o criador, o alcance semanal médio das publicações gira em torno de 12 milhões de pessoas.

A inspiração para continuar publicando novos conteúdos depois de tantos anos de atividade vem com o auxílio dos seguidores. Além da própria página, os criadores, junto com Derek Monteiro, administram um grupo no Facebook de mais de 80 mil membros. Com a chamada "Engenharia de Memes", curtidores podem colaborar sugerindo publicações e dando novas ideias.

Influência nos estudos e na carreira - Além do reconhecimento, a página Este é Alguém também ajudou o criador, Victor Nogueira, na escolha do curso superior. Victor ingressou no curso de Publicidade e Propaganda da UFPA em 2015, dois anos depois da criação da “Este é Alguém”. “Apesar de eu sempre ter gostado de criar, eu ainda não tinha certeza de que carreira seguir, mas com o sucesso da página eu acabei optando pela publicidade”, revela.

Diferente de Victor, Yhonan e Maurício criaram a “Engenheiro Sincero” depois de iniciarem os estudos na UFPA, mas isso não impediu o envolvimento da página na vida acadêmica dos estudantes. A dupla apresentou, neste mês, o TCC “Planejamento de curso on-line de engenharia estrutural focado no ensino do software AltoQi Eberick”, idealizado a partir da experiência de uso da página como canal de divulgação de cursos on-line. “A gente viu o que encanta o público em termos de qualidade e propaganda para criar o nosso projeto”, explica Yhonan Arnaud.

Manter um planejamento - Além de serem ligadas à profissão, as páginas ajudam os criadores a ganhar uma renda extra, com divulgação de produtos e serviços. O co-criador da “Engenheiro Sincero” relata que hoje a página conta com uma equipe composta por treze pessoas que dividem as tarefas e o lucro gerado.

“Cada um publicava o que achava melhor na hora que achava melhor, aquilo gerava algum alcance e pronto. Mas em determinado momento nós resolvemos nos reunir e determinar horários para ter mais alcance, fazer parcerias com empresas e com outras páginas. A gente nunca imaginava esse alcance. Algo que começou totalmente na brincadeira virou coisa séria”, diz o estudante.

Novas páginas - A “Civilizados UFPA” segue a mesma linha da “Engenheiro Sincero” e aposta também na produção de paródias para divertir seus seguidores. Apesar de recente, já possui mais de 2 mil curtidas. Outra front page de alunos da Universidade é a “Crush UFPA”, que funciona como uma espécie de cupido eletrônico. Os administradores recebem mensagens e fotos feitas por alunos que desejam encontrar pessoas vistas pelos corredores do Campus, publicam o conteúdo recebido e os curtidores podem ajudar a encontrar o pretendente nos comentários da publicação.

Página “Engenheiro Sincero”
Página “Este é Alguém”