Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA oferece auxílio para contribuintes do Imposto de Renda

UFPA oferece auxílio para contribuintes do Imposto de Renda

• Publicado: Sexta, 30 de Março de 2018, 10h47

Receita Federal Foto Nayana Batista

Prestar as contas com a Receita Federal é um compromisso anual de muitos brasileiros, e os contribuintes que ainda estiverem com dúvidas podem pedir auxílio na Universidade Federal do Pará (UFPA), gratuitamente. O serviço de orientação feito pelos alunos da Faculdade de Ciências Contábeis (Facicon) segue até 30 de abril. A ação é realizada pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF/UFPA), em parceria com a Delegacia da Receita Federal de Belém (DRF/Belém).

O atendimento está disponível às quartas e às quintas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sala 3 do Bloco K, no Setor Profissional do Campus Guamá. Os contribuintes devem apresentar a declaração do ano anterior, informes de rendimento, Cédula C, comprovante de posse de imóveis ou veículos com suas respectivas fontes de financiamento, caso não tenham sido declarados anteriormente, e CPF de todos os dependentes a partir de 8 anos de idade.

O coordenador da ação, professor Pedro Borges Junior, explica como funciona o atendimento. “Os contribuintes terão seus documentos analisados pelos alunos que processarão a declaração. Os alunos estimam um prazo para entrega da declaração, caso todos os documentos necessários estejam de acordo. Se faltar alguma informação, solicitamos ao contribuinte e iniciamos o preenchimento da declaração quando a documentação estiver completa”, detalha.

Aumento da demanda - Este é o terceiro ano que a UFPA oferece este serviço e, de acordo com o professor Pedro, a quantidade de contribuintes atendidos aumentou do primeiro ano para o segundo. “A demanda é sempre crescente, e é muito gratificante ver que as pessoas confiam na UFPA para a realização desse procedimento, e muito motivador para os alunos que têm esse primeiro contato com seus potenciais clientes”, comemora.

Importância - O professor explica que o serviço é importante tanto para os alunos quanto para a sociedade e para a Universidade. “Para os alunos, representa uma oportunidade de aprender um conteúdo além da sala de aula e um primeiro contato com o mercado. Para a população, significa um novo canal para resolver sua situação fiscal com a Receita Federal do Brasil de forma confiável. Para a UFPA, é uma forma de consolidar seu papel social de contribuir para o desenvolvimento da sociedade”, destaca.

Orientação para a Declaração de Imposto de Renda
Período: até 30 de abril de 2018
Horário: Quartas e quintas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: Sala 3 do Bloco K, no Setor Profissional do Campus Guamá.

Texto: João Pedro Bittencourt – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Nayana Batista