Página inicial > Ultimas Notícias > Curso de Língua Espanhola exibe documentário sobre comunidade quilombola e urbanismo em Abaetetuba

• Publicado: Quarta, 04 de Abril de 2018, 15h15

Cartaz O areal

Para inaugurar oficialmente o ano acadêmico, o curso de Língua Espanhola da Faculdade de Ciências da Linguagem (FACL) do Campus Abaetetuba promove, nesta quinta-feira, 5 de abril, a exibição gratuita do documentário “O Areal”, seguida de um debate com professores. O filme mostra a relação entre a comunidade de quilombolas Guajará e o urbanismo, ocorrido por meio da construção da ponte Alça Viária, que uniu e reconfigurou a realidade da cidade de Abaetetuba e seus arredores.

A sessão do documentário “O Areal” (Sebastián Sepúlveda, 2008) pretende fomentar a reflexão sobre a sobrevivência das culturas amazônicas e os impulsos hegemônicos da modernização do Brasil. No debate, que será realizado após a exibição do filme, os participantes abrirão uma discussão que levará a pensar sobre o conflito que o Brasil mantém com as regiões amazônicas, neste caso Belém-Abaetetuba.

Para o debate, estarão presentes as professoras Rosa Acevedo (NAEA-Belém) e Eliana Teles (PPGCITI, Abaetetuba), com a presença especial de representantes da comunidade Guajará.

Objetivo - Segundo o professor Marco Chandía Araya, o objetivo da exibição do filme é expor a situação e as condições de sobrevivência da comunidade, além de gerar dialogo para uma reflexão crítica a respeito deste encontro, e desencontro, entre as duas realidades que estão presentes em Abaetetuba.

“O principal é conscientizar aos alunos sobre o fenômeno cultural de Abaetetuba que co-habita dois mundos e que, no O Areal, fica aberta a possibilidade de dialogo e resistência ante uma modernização e urbanização aceleradas; produzir nos estudante um olhar crítico sobre sua própria e particular experiência vital”, completa o professor.

Sinopse – Nos arredores da comunidade Guajará há um areal, lugar onde habitam os espíritos. O filme resgata as histórias de convivência entre os habitantes e os espíritos e seres que os rodeiam, registrando um modo de vida que corre o risco de desaparecer, sobretudo diante do anúncio da construção da Ponte Alça Viária do Pará.

Exibição do documentário “O Areal”
Data: 5 de abril de 2018
Local: Auditório Central/Abaetetuba