Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário discute avanços e desafios na comunicação para pessoas com deficiência

• Publicado: Quarta, 04 de Abril de 2018, 15h16

Comunicacaoacess 05

O dever de comunicar naturalmente não é fácil, e fazer isso de maneira acessível a todas as pessoas, incluindo aqueles com baixa visão, cegos ou surdos, é mais difícil ainda. Para debater esse e outros temas voltados para a comunicação acessível, o Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACO) promove o Seminário “Comunicação e Acessibilidade”, que ocorre nesta quinta-feira, 05, e sexta-feira, 06 de abril, no Instituto de Letras e Comunicação (ILC), no Campus Básico da UFPA. A programação inclui uma mesa de debate, no primeiro dia, e uma Oficina de Audiodescrição, no segundo.

O objetivo do evento é garantir um debate acerca dos direitos legais para pessoas com deficiência e como trabalhar estes fatores na prática. O seminário ocorre no mesmo mês em que se comemoram três datas que fazem alusão à essa temática: 03 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo; 08, Dia Nacional do Sistema Braille, sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão; e 23, Dia Nacional de Educação de Surdos.

O Seminário é uma parceria do CACO com a Imagem Acústica Audiodescrição; os projetos de extensão da Faculdade de Comunicação (Facom/UFPA), Trama Coletiva e Inclua; a Facom e a Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess - SAEST/UFPA). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio da página do evento. Vagas limitadas.

Programação - Para a mesa de debate, foram convidadas a professora Arlete Marinho, coordenadora da Coordenadoria de Acessibilidade da UFPA; a jornalista Pérola de Souza; e a graduanda de História, Siblya Gomes. Arlete falará das iniciativas realizadas pela Universidade para aumentar a inclusão de pessoas com deficiência (PcD).

Já Pérola mostrará o cenário atual da mídia, sua relação e suas experiências com o mercado, e quais as medidas que estão sendo tomadas em busca de proporcionar mais acessibilidade. A graduanda Siblya, integrante da Associação de Discentes com Deficiência da UFPA, irá compartilhar suas experiências e relatos da luta pelos direitos dos alunos PcD’s.

No segundo dia, a empreendedora Aline Diniz, idealizadora da Imagem Acústica Audiodescrição, empresa que atua nos campos da audiodescrição, língua de sinais e acessibilidade audiovisual, realizará uma oficina com objetivo de trazer conhecimento acerca do tema. Além informar sobre legislação, garantia de direitos e trazer informações pertinentes para um profissional atuar no mercado da comunicação voltada para PcD’s.

Seminário de Comunicação e Acessibilidade
Dia 05 | Local: Auditório do ILC
15h-18h - Mesa de Debate: Avanços e desafios para uma comunicação acessível.
Dia 06 | Local: Sala 01 da Facom
15h-18h - Oficina de Audiodescrição
Mais informações, acesse aqui.
Inscrição online.

Texto e arte: Centro Acadêmico de Comunicação Social