Página inicial > Ultimas Notícias > Diretoria do Núcleo de Medicina Tropical toma posse para quadriênio 2018-2022

Diretoria do Núcleo de Medicina Tropical toma posse para quadriênio 2018-2022

• Publicado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 14h52

05.04.2018 Posse do Núcleo de Medicina Tropical Nayana Batista 2

Com uma cerimônia realizada na última quinta-feira, 5, no anfiteatro do NMT, o Núcleo de Medicina Tropical da UFPA (NMT) oficializou a recondução das professoras doutoras Luisa Martins e Edna Ishikawa como diretora e vice-diretora, respectivamente, da unidade. A solenidade contou com a presença do reitor Emmanuel Tourinho e de pró-reitores da UFPA.

A assinatura dos termos de posse foi presenciada pelos pró-reitores Nelson Junior, de Extensão; Raquel Borges, Planejamento e Desenvolvimento; e Edmar Costa, de Ensino e Graduação; pelo secretário-geral do Gabinete, Marcelo Galvão; assim como pelos diretores geral e substituto do Instituto Evandro Chagas, Pedro Vasconcelos e Fernando Silveira, respectivamente. A cerimônia também contou com a presença das diretoras do Instituto de Ciências da Saúde, Eliete Araujo; da Faculdade de Medicina, Tânia de Fátima Costa; e da Coordenadora da Residência Multiprofissional, Dirce Pinheiro. Alunos, técnicos, professores e familiares das diretoras reeleitas também estiveram presentes.

05.04.2018 Posse do Núcleo de Medicina Tropical Nayana Batista 6As professoras nomeadas, em seus discursos, agradeceram a cooperação da Administração Superior da UFPA  nos anos passados de gestão e destacaram a intenção de continuar com crescimento contínuo, mesmo em condições economicamente desfavoráveis. Assim como elas, o reitor afirmou a confiança no crescimento do NMT, juntamente com o da UFPA.

Emmanuel Tourinho ressaltou a importância do fortalecimento do Núcleo nos serviços da UFPA à sociedade. “Nós estamos certos de que este trabalho terá muito sucesso, trará muitos ganhos para a sociedade e fortalecerá a Universidade Federal do Pará como uma instituição que coloca a sua competência acadêmica e científica permanentemente à disposição da população”, afirmou.

De acordo com o reitor, o NMT obteve grande crescimento nos últimos anos, principalmente na consolidação da atividade de pesquisa e no ensino de pós-graduação. “A nossa expectativa é de que os próximos quatro anos sejam de novas conquistas, de novos avanços na atividade desenvolvida e de que o impacto desse trabalho aqui chegue cada vez mais rapidamente à sociedade. Queremos que o Núcleo contribua intensamente com instituições do mundo não acadêmico na resolução com rapidez de problemas na área de saúde pública”.

05.04.2018 Posse do Núcleo de Medicina Tropical Nayana Batista 3Próximos anos - Segundo a diretora geral, as vitórias já alcançadas devem ser mantidas, e novos objetivos devem ser alcançados: “No que diz respeito a ampliar a participação do Núcleo de Medicina na graduação, nós queremos aumentar o número de alunos que nós recebemos aqui, e na pós-graduação, aumentar a avaliação dos nossos cursos na Capes. Então buscamos manter essa nota e não deixar nossa produção cair. No âmbito da extensão, ampliar também nossos projetos de extensão, atender à comunidade cada vez mais. Esses são os maiores desafio destes 4 anos que virão”, afirma a professora.

Em relação a esses desafios, a professora Edna pretende lutar contra qualquer adversidade. “Queremos continuar a enfrentar os novos desafios. Mesmo com as dificuldades que o País enfrenta, nós pretendemos ir à luta. Então vamos continuar dando apoio para a pós-graduação e para os professores que estão na graduação. Estamos bem animadas para nossos novos desafios”.

05.04.2018 Posse do Núcleo de Medicina Tropical Nayana Batista 7

A diretora-adjunta também destacou projetos para novas disciplinas, laboratórios e estruturas voltados à graduação. “Queremos agora avançar um pouquinho mais na melhoria das estruturas dos laboratórios de atendimento e também dar um suporte maior para os alunos que estão aqui, na pós-graduação. Pretendemos fazer isso e vamos batalhar atrás de recurso financeiro para conseguir tudo isso”, assegura a professora Edna.

O NMT – O Núcleo de Medicina Tropical é voltado para a pós-graduação, a pesquisa e a extensão na área de doenças tropicais e temáticas amazônicas. O Núcleo tem treze laboratórios: Epidemiologia de Doenças Endêmicas, Imunopatologia, Neurologia Tropical, Protozoologia, de Biologia Molecular e Celular, Citopatologia e Anatomia Patológica, Entomologia e Artrópodes Peçonhentos, de Estresse Oxidativo, de Informática, Bio-Estatística e Matemática Computacional, de Patologia Clínica, pesquisa em Dermatologia Tropical e Doenças Endêmicas e  Laboratório de Toxicologia Humana e Ambiental. Além disso, também apoia projetos de extensão de atendimento ao público, com um ambulatório no recinto e atividades de ajuda a comunidades carentes.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Nayana Batista