Página inicial > Ultimas Notícias > Bettina realiza a 19ª versão da Campanha de Prevenção da Voz

Bettina realiza a 19ª versão da Campanha de Prevenção da Voz

• Publicado: Terça, 10 de Abril de 2018, 15h14

voz

“Afine sua saúde. Cuide da Voz”. É o alerta feito à população durante a Campanha Nacional da Voz, realizada pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz, vinculada à Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Aborl-CCF), para lembrar o dia “D” da ação, em 16 de abril. No Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a programação ocorre de 17 a 20 de abril, com realização de triagem de pacientes que têm queixas vocais.

O objetivo é proporcionar conhecimento sobre o câncer de laringe ao público em geral, por conta de ser responsável por 2% dos tumores malignos na população e 25% dos tumores que ocorrem em cabeça e pescoço. A ação visa, também, alertar a população sobre a importância dos cuidados com a voz, que é instrumento de trabalho da maioria dos profissionais em atividade atualmente, como cantores, professores, médicos, jornalistas, padres, pastores, feirantes, locutores de rádio e vendedores.

A campanha envolve a população em geral com distribuição de material informativo sobre o tema. A coordenadora da ação deste ano no Bettina, Gisele Koury, informa que durante a programação as pessoas com alterações vocais persistentes e os pacientes com rouquidão há mais de 14 dias sem melhora, serão encaminhados ao HUBFS para realização de exames de laringoscopia e, quando for preciso, direcionados para o tratamento de suas patologias.

As pessoas serão atendidas por uma equipe de profissionais formada por nove otorrinolaringologistas, trabalhando em escala durante a semana, cinco pertencentes ao corpo clínico do Bettina e quatro voluntários externos ao serviço. A organização conta também com os residentes de otorrinolaringologia do HUBFS.

Desde 1999, a instituição hospitalar, por meio da Unidade de Otorrinolaringologia, participa da atividade e conta com o apoio Aborl-CCF, Sociedade Brasileira de laringologia e Voz (SBLV) e de outras organizações que atuam na área.

A programação da semana no Bettina ocorrerá:
 -17/04/18- 7h30 às 12h30
- 18/04/18- 7h30 às 10h30
- 19/04/18- 10h00 às 17h00
- 20/04/18- 7h30min. às 10h30

O Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS) está localizado no Campus IV da UFPA – Rua Augusto Corrêa, No. 01, bairro do Guamá, acesso pela avenida Perimetral.

Texto: Edna Castro - Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/ Ebserh.
Foto: Reprodução / Google