Página inicial > Ultimas Notícias > Curso de Fisioterapia da UFPA recebe nota cinco no conceito do MEC

Curso de Fisioterapia da UFPA recebe nota cinco no conceito do MEC

• Publicado: Terça, 10 de Abril de 2018, 15h43

predioFFTO2

O curso de Fisioterapia da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu nota 5 no conceito do Ministério da Educação (MEC), depois da visita de avaliadores do MEC à faculdade, que ocorreu nos dias 26 e 27 de março deste ano, com a finalidade de reexaminar o curso.

A reavaliação decorreu de uma falha de processamento de informação entre o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), em razão da informação de que o curso de Fisioterapia da UFPA não precisaria fazer a Prova do ENADE em 2013, já que, somente em 2016, a FFTO formaria sua primeira turma de Fisioterapia.

“A reavaliação de um curso pode ser feita por uma nota baixa no ENADE ou por uma solicitação da própria direção da faculdade pedindo uma nova avaliação. Na FFTO, não aconteceu nenhuma das duas situações. A nossa reavaliação não é em consequência de uma nota baixa ou petição, mas fruto de uma informação não confrontada no passado. Foi inédito o que ocorreu. Inclusive a própria Comissão Permanente de Avaliação (CPA) ficou surpresa com o processo de reavaliação da faculdade”, conta a diretora da FFTO, professora Keila Madureira.

A FFTO – A Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional surgiu em 2009 e, no ano seguinte, ganhou sua primeira turma. Com muito compromisso e colaboração entre seus membros, já na primeira visita in loco, em 2013, recebeu nota 4 na avaliação do MEC. “Eu digo que a nota 5 é reflexo de um trabalho que vem sendo realizado na FFTO desde 2009, quando uma comissão se juntou para formar um Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e decidiu que este seria um PPC inovador, que trabalharia com metodologias ativas. Então, acredito que aquele momento foi crucial para termos alcançado essa nota máxima do MEC”, salienta.

A Faculdade conta, hoje, com um quadro de 25 professores efetivos, sendo 13 destes para o curso de Fisioterapia e 12 para Terapia Ocupacional. “Quando o reitor Emmanuel Tourinho assumiu, foram contratados mais cinco professores efetivos. Isso melhorou, mas não é o suficiente. É muito importante para a faculdade que, com a nota 5 no conceito do MEC, consiga-se contratar mais professores efetivos para que a gente solidifique ainda mais este processo de aperfeiçoamento do curso, pois ele não é fechado, mas sim contínuo”. A professora observa, ainda, que, hoje, para suprir a demanda do curso, seriam necessários pelo menos 30 professores efetivos em cada curso.

A diretora da faculdade pontua que um dos fatores que contribuíram para que a FFTO tenha obtido nota cinco está na parceria entre seus integrantes. “Somos um grupo muito unido - professores, alunos, técnicos, direção - por isso o nosso trabalho deu certo. Nós poderíamos ter a melhor infraestrutura, mas se não houvesse esse trabalho em equipe que realizamos aqui, não teríamos alcançado o conceito de excelência.”

Texto: Ananda Louzeiro - Assessoria de Comunicação do ICS/UFPA
Foto: Arquivo / Ascom